Vencedores do concurso Boka Panu – URDI 2018
- Detalhes
-
Publicado em 08-10-2018
O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, sob tutela do Ministério da Cultura e da Indústrias Criativas, anuncia o resultado do concurso Boka Panu - URDI 2018, via Facebook, na página oficial do CNAD. Os 13 projetos selecionados são de designers, artesãos, arquitetos, professores e investigadores em Cabo Verde (este ano com selecionados da Praia – Santiago, Paúl – Santo Antão, Mindelo – São Vicente) e na diáspora (do Porto – Portugal, e uma proposta em parceria entre Mindelo e Basileia – Suíça).
Estes 13 projetos de variadíssimos objetos, juntamente com os 4 projetos de designers convidados serão, a partir de 8 de outubro até 10 de novembro, executados nas melhores oficinas e mestres artesãos do Mindelo. Esta fase de produção dos protótipos dos projetos de design selecionados é da responsabilidade da organização e será reflexo de toda a potencialidade presente nos saberes do pensar/fazer artesanato e design em Cabo Verde.
O porquê de Boka Panu? variantes [ bo.ka pa.nu ] [ bo.ka di pa.nu ] [ bo.ka d’ po.ne ]
Boka Panu elemento estrutural na tecelagem da Panaria Tradicional revela-se significativo para a nomenclatura do Salão_Created in Cabo Verde, como ponto de partida para criar, tecer, redesenhar e propor novas abordagens formais partindo da matriz tradicional.
Neste âmbito, os/as designers, artesãos/ãs, arquitetos/as, e demais criativos no Arquipélago e na Diáspora conceberam extraordinários projetos de design fundados na riqueza de estruturas e variantes estético-simbólicas dos padrões da panaria cabo-verdiana.
Nesta, que foi a segunda edição do concurso, a CNAD recebeu 34 candidaturas, mantendo o interesse revelado por parte dos criativos caboverdianos, o que representa um forte acrescento de valor artístico e cultural. Agradecendo, desde já, a todos e a todas que acreditaram, se envolveram e participaram no Boka Panu 2018.
O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design contou com o apoio de embaixadores nas ilhas e na Diáspora, essenciais para a divulgação do concurso e o fortalecimento da rede criativa, olhando o futuro a partir da tradição.
Os projetos executados serão peças exibidas na inauguração do Salão_Created in Cabo Verde que acontecerá no dia 28 de novembro, inserido na programação da URDI – Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde 2018.
