MAA e FAO assinam projeto técnica na luta contra a lagarta do Cartucho do Milho
- Detalhes
-
Publicado em 30-01-2018
O Ministério da Agricultura e Ambiente e a FAO assinaram hoje, 30 de janeiro, o projeto de assistência técnica TCP /CVI/3607 “Apoio à luta integrada contra a lagarta do Cartucho de Milho em Cabo Verde”. O projeto orçado em 254 000 dólares tem a duração de 14 meses.
O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, sublinhou que o projeto tem uma grande importância para Cabo Verde, sobretudo pela importância técnica para o sector tendo em consideração que a praga é nova no país. O governante espera que o projeto contribuía para uma agricultura mais resiliente e preparada para lidar com uma praga muito prejudicial que rapidamente se propagou pelas américas e pela África e que chegou a Cabo Verde.
De acordo com o representante da FAO em Cabo Verde, Rémi Nono Womdim, a luz da experiência da américa do Sul a lagarta do cartucho-do-milho é uma praga cuja erradicação é muito difícil, por isso o país deve preparar-se para conviver com a presença da praga preparando um programa a longo prazo de combate alargado contra a lagarta do Cartucho-do-Milho.
Assegurou que o projeto limitará o impacto negativo da praga sobre as culturas, em particular a cultura do milho que é a base da alimentação cabo-verdiana.
“O projeto apoiará ainda na implementação do programa do governo para a mitigação do mau ano agrícola e da seca assim como, na implementação de um dispositivo eficaz e durável de luta integrada contra a lagarta do cartucho-do-milho” afiançou Rémi Nono Womdim.
Aquele responsável defendeu ainda que é possível controlar e atenuar os efeitos da praga em Cabo Verde, contudo para o sucesso do mesmo é imprescindível o envolvimento dos agricultores já que estes são o grupo alvo e parceiros do projeto.