Governo está a preparar Tarrafal de Santiago para receber grandes investimentos
- Detalhes
-
Publicado em 10-07-2018
O Governo está a preparar o Concelho de Tarrafal de Santiago para receber mais investimentos, conforme salientou o Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, avançando que estão previstos mais um conjunto de investimentos, nos próximos tempos, em torno de 248 mil contos. O Ministro fez esta afirmação no âmbito da visita que fez àquele município com vista a inteirar-se do ponto de situação sobre um conjunto de competências passadas à camara municipal local, relativos a vários acordos e programas celebrados entre o Governo e os Municípios.
“Como já se sabe, Tarrafal tem grandes potencialidades turísticas e piscatórias e é neste sentido que estamos a fazer um conjunto de investimento e serão feitos outros, nos próximos tempos, para catapultar o município para um outro patamar de desenvolvimento e crescimento”, disse.
O Governo vai investir no processo de transformação do Campo de Concentração de Tarrafal em Património Imaterial da Humanidade, nas acessibilidades e na requalificação da sua orla marítima, para permitir que aquele Concelho possa de facto receber cada vez mais investimentos.
Para Fernando Elísio Freire, um aspeto essencial desta visita é demonstrar que a parceria entre o Governo e a Camara Municipal de Tarrafal, no sentido de transferir mais recursos e mais competências, tem dado resultados, traduzindo-se em mais empregos e mais investimentos.
Neste quadro, avançou o governante, existem alguns investidores privados que já estão a fazer investimentos no Concelho, permitindo assim que a região de Santiago Norte impulsione, particularmente, o município do Tarrafal para um nível maior de desenvolvimento.
Por sua vez, o Presidente da Camara Municipal do Tarrafal, José Pedro Soares, mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos frutos da parceria entre o Governo e o município, realçando, principalmente, à atribuição pelo Executivo do valor de 34 mil contos, no âmbito do Plano de Emergência para mitigação da seca e do mau ano agrícola.
“Com a implementação do plano foram criados, no Concelho de Tarrafal, cerca de 1.130 postos de trabalho até o último mês de maio, foram feitas obras de arruamento, calcetamento e requalificação de povoados com as duas primeiras tranches”, sustentou, avançando que estão previstos investimentos relativos a Atividade Geradoras de Rendimento, com a atribuição da última e terceira tranche do referido valor.
Realçou, ainda, que o Plano de Emergência da Mitigação do mau ano agrícola foi cumprido na íntegra na lógica de socorrer as pessoas, de criar postos de trabalho e deixar obras feitas, estando a Camara Municipal sem situações de dívidas.
Soares adiantou, também, outros grandes projetos para o município, no âmbito deste relacionamento entre o Governo e a Camara, cujas atribuições estendem-se aos fundos do Ambiente, do Turismo e de Manutenção Rodoviária.
“Os investimentos são de obras desde a Avenida Marginal até o King Fisher, caminhos vacinais em torno da Graciosa, Lagoa e Achada Lagoa, bem como a requalificação das localidades de Achada baixo, Achada Chão Bom, Miradouro em Monte Mosca, da Avenida Exterior, entre outros”, concluiu.