Doutor Rui Alberto de Figueiredo Soares
Nacionalidade: cabo-verdiana
Formação:
Doutor em Ciências Jurídico-Civis – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa;
Licenciado em Direito (pré-Bolonha) – Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, Cabo Verde (ISCJS);
Mestre em Psicologia – Universidades de Nice e Paris VIII;
Licenciado em Ciências da Educação – Universidade de Paris VIII;
Percurso profissional:
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (1991-1992);
Ministro da Saúde (1992-1994);
Embaixador Plenipotenciário de Cabo Verde em Paris e Delegado Permanente de Cabo Verde junto à UNESCO (1995-1998);
Ministro da Presidência do Conselho de Ministros (1998-2000);
Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades (2000-2001);
Deputado da Nação (MpD, 2001-2011 e 2016-2020);
Líder Parlamentar do MpD (2001-2004 e 2016-2020);
Chefe de delegações cabo-verdianas em vários países e instituições (Assembleia Geral das Nações Unidas, Assembleia do Milénio, FAO, OMS, OMC, ACP/UE, Comissão Europeia, Francofonia, UIP, etc.)
Docência:
Professor Convidado, Regente da cadeira de Psicologia da Saúde e Coordenador da Área Científica de Psicologia, na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (2003);
Professor Associado de Direito, Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, Cabo Verde (desde 2012);
Professor de Psicologia no Liceu Ludgero Lima, na Escola de Enfermagem de S. Vicente e em Cursos de Educadores de Infância e de Animadores Sociais;
Participação em várias palestras e conferências, como orador e moderador, nomeadamente sobre a Democracia, o Parlamento, a Cultura da Paz e a Tolerância.