Notícias

Actualizado: Internet 4G em Cabo Verde está para breve

neves internet1A Internet 4G em Cabo Verde estará para breve, ainda no horizonte desta legislatura, segundo avançou hoje à comunicação social o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, à margem da cerimónia de abertura do workshop de apresentação pública da Estratégia Nacional para Banda Larga- Cabo Verde, tendo ainda o Chefe do Governo sublinhado a aposta em projectos ligados à melhoria da qualidade e do acesso à Internet no país, nomeadamente o programa “Internet para Todos” que já é uma realidade, para além do «Mundu Novu» no quadro do qual vai-se avançar para a conectividade de todas as escolas do país à rede Internet.

Em declarações à comunicação social, logo após a sua intervenção no certame supra-citado, Neves avançou estar o Governo “a trabalhar rapidamente, as orientações que eu dei é muito antes do termo desta legislatura podermos ter acesso à 4G, o que vai revolucionar muita coisa…”, avança o Chefe do Executivo.

A modernização de toda a rede Internet e as Tecnologias de comunicação, Telecomunicação e informação é um dos grandes pilares da estratégia de transformação, neste caso que tem a ver com a solidificação da posição de Cabo Verde como uma plataforma internacional de serviços em matéria das TIC, sobretudo na sub-região da CEDEAO.

Não é à toa que “fomos escolhidos para liderar o comissariado das Telecomunicações e Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), na Comissão (Governo) da CEDEAO”, sublinha Neves, referindo-se à nomeação do cabo-verdiano Isaías Barreto para o referido cargo. Mais não é do que um reconhecimento aos significativos avanços de Cabo Verde nesta matéria, estando na vanguarda da sub-região e, também, ao nível do continente no que concerne à qualidade da rede e cobertura da Internet, bem como as telecomunicações em geral.

neves internet2Neves recorda, a título de exemplo, Neves cita o grande projecto do parque tecnológico da Praia, cuja primeira fase que é a edificação do Centro tecnológico está prestes a ser inaugurado e onde ficará sediada o NOSI e o núcleo do sistema da rede do Estado e não só. O financiamento da segunda fase do parque já tem o financiamento garantido, através do Banco Africano de Desenvolvimento – BAD ( 88% do orçamento geral que é de 27, 2 milhões de euros, sendo os restantes 12% garantidos pelo Governo.

Outro forte investimento directamente ligado ao «cluster TIC» tem a ver com o projecto apresentado hoje e que é a melhoria do acesso à Internet Banda Larga e que segundo José Maria Neves vai garantir “mais acessibilidade à Internet.

“A ideia é garantir a massificação do acesso e as possibilidades das pessoas acederem às TIC, de fazerem as suas transacções, para desenvolvermos a educação, para desenvolvermos a saúde, para desenvolvermos a administração pública, desenvolvermos as nossas empresas, aumentar a eficiência económica, a produtividade e gerar mais riquezas e mais desenvolvimento no nosso país”. E acrescenta que mais Banda Larga é “fundamental” para a transformação de Cabo Verde, “para gerarmos mais empregos, mais dinâmicas de crescimento, para sermos um país mais competitivo e mais desenvolvido”, explica o Primeiro-Ministro.

«Internet para Todos»

A Internet para Todos é outro programa importantíssimo e que engloba a vertente das praças Konecta que já existem por todo o país, com acesso livre e gratuito à Internet e que traduz esta visão geral da implementação da sociedade de informação em Cabo Verde, visando o acesso massificado à Internet.

Nessa lógica e englobado no programa «Mundu Novu» está-se a avançar agora para a conectividade de todas as escolas do país, do básico às universidades, à rede Internet, ou seja, cada escola será uma praça Konecta.

«Mundu Novu» que está a ser repensado e reformulado por forma a englobar as novas tecnologias e melhores soluções, nomeadamente conteúdos e acesso através de smartphones e tablets, por exemplo. “De modo que temos vários programas em curso neste momento, estamos a discutir o contracto de concessão entre o Estado e a CVTelecom, estamos a criar novas condições para termos efectivamente mais competitividade, termos a redução dos custos e podermos garantir o acesso a todos às TIC”.

Sobre isso ainda Neves realça o forte papel que o sector privado deverá ter em todo o processo, cabendo ao Governo o papel de catalisador.

Fique atento à publicação, nas próximas horas, da vídeo-reportagem doa PMTV sobre o referido evento. 

Leia aqui o discurso do Primeiro-Ministro, Jose Maria Neves, na abertura do workshop de apresentação pública da Estratégia Nacional para Banda Larga- Cabo Verde