Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas

Abraão Aníbal Barbosa Vicente

Abraão Aníbal Barbosa Vicente nasceu a 26 de fevereiro de 1980, na vila de Assomada, freguesia de Santa Catarina, ilha de Santiago, Cabo Verde. Atualmente reside na cidade da Praia.

É licenciado em Sociologia, pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal, tendo concluído uma pós-graduação em Direito das Empresas e do Trabalho em 2006.

Foi Deputado Nacional pelo partido Movimento para a Democracia (MpD) de 2011-2016, mas antes disso exerceu como jornalista, editor e cronista no semanário “A Nação” de 2008-2010.

É pintor e fotógrafo autodidata com exposições em vários países e presença em coleções privadas de renome. Criou e apresentou programas televisivos como “180 graus” de 2008/2009 e “Casa da Cultura” na TCV de 2006/2008, ambos na Televisão Nacional de Cabo Verde (TCV), da empresa Rádio e Televisão de Cabo Verde (RTC). Apresentou, também, “Nha Terra Nha Cretcheu” de 2008/2010 e “Intimidades”, da Agência Cabo-verdiana de Imagem (ACI), transmitidos pela TCV e RTP África.

Abraão Aníbal Barbosa Vicente é autor do romance “O Trampolim”, dois livros de poesia “E de Repente a Noite” e “Amar 100 Medo”, “Cartas Improváveis & Outras Letras”, da coletânea de crónicas “Traços Rosa Choque”, e do livro de poesia em prosa “1980 Labirintos”. O autor participo, também, na coletânea “Dez Contos Para Ler Sentado”, entre outras.

Abraão Aníbal Barbosa Vicente, é membro da comissão política do Movimento para a Democracia, partido político que venceu as eleições legislativas de 2016 em Cabo Verde. Foi convidado pelo Senhor Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, a fazer parte do elenco governamental, assumindo as pastas da cultura, indústrias criativas, comunicação social e ainda é Presidente da Comissão Nacional da UNESCO (CNU).

 

 

Notícias