Notícias

Boa Vista: Lívio Lopes preside lançamento do Projecto “Turismo Seguro”

O referido projecto enquadra-se no âmbito do Plano Estratégico de Segurança Interna, mais concretamente do Programa Segurança Solidária, que tem como uma das linhas estratégicas prioritárias de intervenção, a adopção de um modelo de policiamento pró-activo, fundado em parcerias comunitárias com todas as instituições da Sociedade Civil, visando prevenir de forma eficiente e eficaz os problemas criminais e prestar um serviço de excelência face às demandas da Comunidade em matéria de Segurança.

O projecto Turismo Seguro – ilha da Boavista visa o desenvolvimento de acções para prevenir e reduzir a violência e a criminalidade contra turistas na ilha, a partir da união de forças de diversos sectores da sociedade em geral, dos operadores na área e dos próprios turistas, encarando o problema numa lógica transversal, integral e sistémica, tendo assim em devida conta as políticas sociais e criminais como forma de reconhecer a sua génese e levar os diferentes parceiros a perceber que o seu combate não é responsabilidade exclusiva da Polícia Nacional.

O projecto será implementado através de um plano operacional coordenado pela Polícia Nacional, em parceria com a Polícia Judiciária, Forças Armadas, operadores turísticos, Direcção Geral do Turismo, ONG's e a sociedade boavistense, em geral.

É um projecto-piloto que servirá de orientação para o desenvolvimento de outros projectos, da mesma natureza, que serão implementadas nas outras ilhas de vocação turística, em Cabo Verde.

Enquadrado no evento, será assinado um Protocolo de Colaboração entre a Direcção Geral da Administração Interna e a Direcção Geral do Turismo.

Estarão presentes no referido acto, o Director Geral da Administração Interna, o Director Nacional Adjunto da PN para a área operacional, o Director Geral do Turismo, o Comandante da Esquadra da Policia Nacional da Boavista, os Operadores Turísticos, representantes das Forças Armadas, da Polícia Judiciária, entre outras personalidades.