Notícias

Cabo Verde acolhe Iª Cimeira sobre inovação em África

Cabo Verde vai acolher, de 04 a 06 de Fevereiro de 2014, na cidade da Praia, a primeira Cimeira sobre a inovação em África, a designada African Summit Innovation (AIS). A iniciativa, pretende colocar o desafio da Inovação no centro da agenda de desenvolvimento da África e, como principal instrumento da competitividade das economias africanas.

Espera-se um total de 300 participantes do sector público, privado e universitários de 30 países africanos, de entre os quais empreendedores, inovadores, financiadores, decisores políticos e investigadores, que vão estar reunidos num mesmo espaço, para promover um amplo diálogo sobre a inovação em África.

A África Innovation Summit Cabo Verde 2014 é organizada pela empresa cabo-verdiana privada, Ihaba Buildings Enterprises, em parceria com o Governo de Cabo Verde, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), a Comissão da CEDEAO e a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD). O evento tem ainda como patrocinador o presidente Pedro Pires, galardoado em 2011 com o prémio Mo Ibrahim.

Esta primeira AIS é um evento catalisador e parte integrante de um esforço muito mais amplo para acelerar o crescimento da inovação em África, a nível das políticas públicas e ao nível do sector privado. Os objetivos da AI S são: explorar e trocar ideias sobre como melhor promover a inovação no continente; mostrar centros de inovação emergentes no continente; conectar os empresários em redes profissionais e com potenciais investidores.

Este evento será uma oportunidade única de aprender um com o outro, realizar uma avaliação estratégica, identificar as áreas prioritárias e propor um caminho a seguir para apoiar inovadores bem como, a formulação de políticas que possam ajudar na melhoria da competitividade das nossas economias e na construção de um ambiente mais propício para a inovação no continente.

A AIS posicionará Cabo Verde com um hub da inovação em Africa contribuindo assim na consecução do objetivo do Governo em construir uma economia baseada no conhecimento que permitisse gerar mais empregos e melhorar a qualidade de vida dos cabo-verdianos.