Notícias

Cabo Verde assumiu o ambiente como uma das alavancas de empoderamento dos cidadãos – Antero Veiga

O ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, disse ontem, 21 de Outubro, que o país assumiu o ambiente como uma das alavancas de empoderamento dos cidadãos, por via do desenvolvimento do turismo e de toda a cadeia económica associada.

 

Antero Veiga fez essas declarações no acto de abertura da conferência sobre o tema “Turismo e Desenvolvimento Sustentável”, promovido pelo Instituto para Democracia e o Progresso (IDP) e que decorreu nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.

“Considero oportuno exortar, neste momento, a responsabilidade individual que nos incumbe na preservação de um país mais sustentável e capaz de encontrar o indispensável equilíbrio entre os negócios, os interesses da sociedade e o planeta”, sublinhou o governante.

Para Antero Veiga, o facto de o arquipélago só agora estar a dar os primeiros passos em direcção ao desenvolvimento do turismo representa alguma vantagem, já que, segundo ele, o país tem a possibilidade de aprender com os erros dos outros e evitá-los, na medida do possível.

“A experiência das Maurícias é muito valiosa para nós. Mas também a experiência das Canárias, devido às semelhanças que nos aproximam”, exemplificou.

Segundo o ministro do Ambiente, o país tem que ser capaz de fazer uma gestão ambiental “verdadeiramente sustentável”.

Aproveitou o ensejo para apelar ao engajamento de todos na construção duma plataforma de parceria que permita as melhores orientações para o esforço que se vem fazendo por um país “mais verde e mais sustentável”.

Actualmente, o Conselho Mundial do Turismo coloca Cabo Verde de entre os dez países do mundo com maior perspectiva de crescimento do turismo a longo prazo, referindo-se ao período 2014 – 2024.

Por sua vez, a Commonwelth Club de São Francisco, na Califórnia, integrou Cabo Verde no selecto grupo dos dez melhores destinos turísticos éticos do mundo em 2013, em virtude da forma como o país promove os Direitos Humanos, o Ambiente e o bem-estar social.

A Conferência “Turismo e Desenvolvimento Sustentável” foi promovida pelo Instituto para a Democracia e o Progresso, com o apoio da Fundação Friedrich Ebert. 

O IDP é uma fundação criada pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, poder) para se dedicar à pesquisa e reflexão sobre a vida política económica e cultural da sociedade cabo-verdiana.

Trata-se também de um fórum de debates e um produtor de eventos de natureza política, mas também de ideias e iniciativas, ao mesmo tempo que procura incentivar a participação e o diálogo com a sociedade.