Notícias

Cabo Verde e Inglaterra discutem cooperação

É a primeira vez que um governante inglês visita Cabo Verde, o que representa um sinal claro da vontade entre os dois países em reforçar as "boas" relações institucionais nesta área vital que é a segurança e o combate ao narcotráfico.

"Discutimos sobre vários assuntos, mas particularmente sobre a questão do narcotráfico através da África Ocidental, em que Cabo Verde pode nos dar uma ajuda importante no seu combate efectivo", considera Alan Campbell, realçando a posição geo-estratégica do nosso país, que pode funcionar como uma primeira frente para combater o narcotráfico. Para além disso, realça a consistência do Governo cabo-verdiano "e que tem uma mensagem forte contra as drogas".

José Maria Neves e Alan Campbell abordaram ainda o plano de combate ao narcotráfico saído do encontro da Praia este ano, a nível da CEDEAO, tendo ambos se comprometido, em nome dos seus Governos, em não dar tréguas a este fenómeno que representa uma grave ameaça à estabilidade na região ocidental africana, mas também no resto do mundo.

No que concerne a passos concretos a nível dessa cooperação, o governo inglês abre a possibilidade de navios da marinha inglesa ajudarem na patrulha dos nossos mares e na partilha de meios e inteligência para o combate ao tráfico de drogas.

Uma grande preocupação é a situação do narcotráfico na Guiné-Bissau que representa actualmente a maior ameaça na região, em que Alan Campbell salienta, "temos de fazer tudo o que pudermos para ajudar nesse combate, pois as drogas destroem indivíduos, mas também afectam toda uma comunidade e toda a sociedade". Assim, diz, o seu Governo partilha do mesmo entendimento que Cabo Verde nesta matéria, entendendo que o fenómeno do narcotráfico constitui uma ameaça à própria soberania das nações nesta região da África Ocidental e que, portanto, urge combate-lo.

Outras áreas de cooperação

Todavia, assegura o ministro do Interior do Reino Unido da Grã Bretanha, para a Área do Narcotráfico, existem outras áreas de cooperação que merecem a atenção dos dois Executivos e que, portanto, foram abordados no encontro com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde.

Nisso, a cooperação económica a nível empresarial, em que considera, o Governo de Cabo Verde "tem dado passos importantes na procura e atracão de novos investimentos", particularmente na região da Grã Bretanha que já representam os maiores investidores na imobiliária turística em Cabo Verde.

E conclui, "temos de garantir que haja uma continuidade desse esforço e que possamos partilhar ideias a nível da boa Governança, e em relação às leis que levem as pessoas a investirem com confiança em Cabo Verde e também para que visitem o país que é lindo.