Notícias

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe vão criar Casa de Amizade entre os dois países

A informação foi revelada pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, na sequência de um encontro com o Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, que decorreu na manhã de hoje, 24 de outubro, no âmbito da sua visita de trabalho àquele país.

Durante a reunião, Fernando Elísio Freire e Patrice Trovoada falaram das relações entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, da longa história em comum que se quer materializar numa Casa de Amizade, a ser instalada em São Tomé, que versará toda a parte cultural e histórica dos dois países.

“A Casa de Amizade vai acima de tudo mostrar aquilo que São Tomé e Cabo Verde têm de melhor e essa história tem que ser contada, memorizada e vivida para que possamos garantir o nosso futuro. É uma grande oportunidade cultural e económica a volta dessa relação”, afirma Fernando Elísio Freire.

Os dois Governantes falaram também das políticas de imigração, tanto de Cabo Verde como de São Tomé, a experiência de Cabo Verde com os retornados forçados, incluindo a questão da reintegração dessas pessoas.

Por outro lado, o encontro serviu para as duas partes abordarem a atribuição que Cabo Verde já fez a São Tomé de 20 bolsas de estudo para estudantes santomenses nas universidades de Cabo Verde e, também na área de formação profissional, com 85 bolsas de estudo.

De referir que um dos pontos altos da agenda do Ministro é um encontro com os pensionistas cabo-verdianos residentes em São Tomé e Príncipe, que beneficiam da Pensão da Diáspora concedida pelo Governo de Cabo Verde.