Notícias

Cabo Verde já faz análise da Dengue

A garantia ainda de que novos equipamentos e medicamentos estão a ser importados para que possa haver "todas as condições para o tratamento da Dengue aqui em Cabo Verde".

Não está ainda afastada a hipótese de se solicitar apoio de brigadas do Brasil, país que tem larga experiência no combate à Dengue, para além de brigadas oriundas de Cuba, de Portugal e de outros países. Desses países poderiam vir técnicos especialistas no combate aos focos e larvas de mosquitos, "ainda que aqui haja capacidade nacional", pois há escassez de pessoal".

De acordo com José Maria Neves, "há uma Comissão Estratégica de Apoio ao Governo a analisar a situação para a tomada das melhores medidas e essa é de facto uma hipótese.

Ainda referente a medidas, nota-se que neste momento alguns dos centros de saúde na Praia passam a funcionar até às 20:00H para apoiarem o Hospital Central no tratamento das vítimas da Dengue.

Uma medida mais drástica será a declaração de Calamidade Pública e que afirma Neves, está a ser estudada, já que existem condicionantes legais que devem ser ultrapassadas para a sua concretização. Tal medida, sublinha, "nos vai permitir fazer requisições, tomar medidas administrativas imediatas, mobilizar recursos…"

Isso, porque "não vale a pena discutirmos muito, é momento de agir, vamos ter de agir e mobilizar todos para a acção, a partir de agora", conclui. 

Entre segunda e terça-feira, surgiram 748 casos suspeitos de Dengue em todo o país. Na Praia foram atendidos 510 casos; em São Domingos, 6; Santa Catarina, 10; Santa Cruz, 21; Tarrafal, 5; São Miguel, 7; Maio, 39; São Filipe, 122; Mosteiros, 17; Brava, 8. Foram ainda notificados dois casos em São Nicolau, um (importado das ilhas infectadas) na Ribeira Grande, em Santo Antão.