Notícias

Cabo Verde recebe ajuda alimentar do Japão através do programa Alimentar Mundial PAM

Esta ajuda alimentar irá auxiliar na mitigação dos efeitos da crise alimentar nas cantinas escolares, beneficiando cerca de 90 mil alunos, o que representa quase 20% da nossa população.

No âmbito das relações de amizade e de Cooperação entre Cabo Verde e o Japão, aconteceu hoje na Praia, o ato de entrega oficial da ajuda alimentar adicional ao Governo de Cabo Verde por parte do Governo Japonês através do Programa Alimentar Mundial (PAM), no montante de USD 259.259, para aquisição de 300 toneladas de arroz, 50 toneladas de feijão e 25 toneladas de óleo vegetal.

Esta ajuda alimentar irá auxiliar na mitigação dos efeitos da crise alimentar nas cantinas escolares, beneficiando cerca de 90 mil alunos, o que representa quase 20% da nossa população.

De acordo com o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, na sequência da crise que se iniciou com a subida do preço dos cereais e outros alimentos base, Cabo Verde decidiu mobilizar ajuda junto do Governo do Japão que respondeu positivamente.

“É nesta linha que entendemos que este tipo de ajuda é bastante útil, quando comparadas com outras modalidades de ajuda, porque é muito concreta, para uma franja de população que é muito vulnerável, estudantil, que tem necessidades muito especiais e, portanto, estaremos a responder aquilo que é recomendável no ponto de vista da segurança alimentar e nutricional,  e ajudando as crianças através das cantinas escolares, estamos também a ajudar as famílias Cabo-verdianas”, disse o governante.

Este donativo será entregue diretamente à Fundação Cabo-verdiana de Ação Social e Escola (FICASE), que ajudará as cantinas escolares nacionais na resposta aos desafios ligados a Segurança Alimentar e Nutricional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de refeição quente nas escolas de todo o país.

Importa salientar que em dezembro de 2022, o PAM financiou o programa nacional de alimentação escolar com um protocolo de cooperação de 1,5 milhões de dólares para fazer face à crise económica provocada pela Covid-19 e agravada pela guerra na Ucrânia, sendo que $500.000 dólares, foi doado pelo Governo Japonês a favor de Cabo Verde.