Notícias

Delegação cabo-verdiana na 70ª sessão ordinária do Conselho de Ministros da CEDEAO

Uma delegação cabo-verdiana, chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, encontra-se, desde ontem, 17 de Junho, na Costa de Marfim, com vista a participar na 70ª Sessão ordinária do Conselho de Ministros da CEDEAO, a ter lugar de 20 a 21 do corrente mês, na capital marfinense, Abidjan.

A 13 ª reunião da Comissão de Administração e Finanças (CAF) da CEDEAO, realizada segunda e terça-feira, em Abidjan será seguida da 70 ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros da organização, nos dias 20 e 21 de junho.

A CAF vai examinar, em particular, o progresso das tarefas atribuídas às diferentes instituições da Comunidade, o relatório de 2012 do Controlador Financeiro bem como  o Código de Conduta  e do Manual de procedimentos revistos.

Os preparativos para a comemoração, em 2015, do 40 º aniversário da CEDEAO e da revisão do projecto de memorando sobre o reforço dos poderes do Parlamento da CEDEAO, vai também estar na agenda de reunião de Abidjan.

O relatório da 13 ª reunião da própria CAF/CEDEAO, entre outras questões, também serão objecto de análise nesta 70ª sessão do Conselho de Ministros, a ser realizada na capital económica da Costa do Marfim.

Os ministros das Finanças e os ministros da Integração dos Estados membros da CEDEAO que compõem o Conselho, irão também analisar o relatório preliminar de 2013 do Presidente da Comissão, Kadré Désiré Ouédraogo.

Nesta sessão, serão ainda analisados o estado de implementação das tarefas atribuídas à comissão na sessão anterior, bem como o relatório da Controladora Financeira para o ano fiscal de 2012, e ainda o relatório do Comitê de Auditoria e projeto de agenda da 43 ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo.

Vários outros itens constam da agenda dos Ministros, incluindo o relatório dos ministros das Finanças da Tarifa Externa Comum (TEC) da CEDEAO, bem como o estado das negociações do APE e do relatório sobre a Autoridade Regional da competitividade da organização.

O relatório da reunião de Ministros do Trabalho, Emprego e Assuntos Sociais, os ministros responsáveis ​​pela Infra-estrutura, Transporte, Recursos TIC e água, bem como as conclusões da 10 ª Reunião de Ministros Energia também serão examinados.

O Conselho vai também considerar questões como o memorando sobre a regulamentação relativa ao Centro Regional para as Energias Renováveis ​​e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC) e o memorando do Presidente da Comissão para o alargamento  de 9 para 15, o número de comissários.