Notícias

Dia da Defesa Nacional comemorado primeira vez em Cabo Verde

A data escolhida é uma referência ao dia em que, no ano de 2009, o país se mobilizou para, de forma consciente, abnegada e, acima de tudo, eficaz, evidenciar a sua capacidade de acção colectiva – importante elemento do potencial estratégico nacional – e se organizou para combater o alastramento da epidemia de Dengue, um grave problema de saúde pública que poderia afectar seriamente o estado sanitário e a segurança das populações bem como os interesses económicos do país, diminuir a resistência da Nação e, deste modo, enfraquecer a capacidade de Defesa Nacional.

A compreensão, adesão e empenhamento por parte dos Cabo-verdianos nesse dia, configurou de forma evidente o que estabelece a Constituição da República no artigo 246º que define a Defesa Nacional como sendo "a disposição, integração e acção coordenadas de todas as energias e forças morais e materiais da Nação, face a qualquer forma de ameaça ou agressão, tendo por finalidade garantir, de modo permanente a unidade, a soberania, a integridade territorial e a independência de Cabo Verde, a liberdade e a segurança da sua população bem como o ordenamento constitucional democraticamente estabelecido".

É necessário continuar a sensibilizar, promover e garantir o engajamento dos cabo-verdianos nas questões de Defesa Nacional e na assumpção dos deveres e responsabilidades do cidadão para com o colectivo.

Deste modo, a instituição de um Dia da Defesa Nacional apresenta-se como mais um elemento para potencializar essa tomada de consciência individual e colectiva dos deveres dos cidadãos nos esforços de defesa nacional.

O Governo pretende com a instauração desse dia construir e reforçar a consciência cívica cabo-verdiana, através da divulgação, reflexão e debate de temas pertinentes, para a problemática da segurança e defesa nacional e para a função das Forças Armadas; fomentar o estudo e a investigação das grandes questões nacionais e internacionais com incidência no domínio da segurança e defesa nacional e das Forças Armadas.

Pretende, igualmente, reforçar o elo entre as instituições de defesa e a sociedade civil e promover a cidadania, os valores éticos e o culto do patriotismo.

Para celebrar o dia, foi programado um vasto leque de actividades a ser realizado nas cidades da Praia, Mindelo e Espargos, nomeadamente, iniciativas em estabelecimentos de ensino secundário, palestras, campanhas anti-vector da dengue, patrulhas, demonstração da técnica em unidades militares, realização de slide e embarque em meios navais militares por parte dos cidadãos civis, divulgação de informações diversas, entre outros.

Essas actividades serão promovidas pelo Ministério da Defesa Nacional, da Educação e da Saúde e a sua programação adequadamente publicitada nos próximos dias.

O Ministério da Defesa Nacional saúda a instituição do dia da Defesa Nacional e exorta todos as cabo-verdianas e cabo-verdianos a reflectirem nesse dia sobre a relevância de preservação e defesa dos valores permanentes da Nação Cabo-verdiana, e a fomentarem e participarem em iniciativas em prol da Defesa Nacional.