Notícias

Governo investiga origem do estudo sobre a possibilidade de nova erupção vulcânica

"Já estamos a fazer as avaliações, a ver todos os estudos feitos, ver a fonte de todas essas notícias, para podermos acompanhar a situação e esclarecer a sociedade cabo-verdiana sobre o eventual fenómeno", acrescentou chefe do Governo que admitiu o desconhecimento até a publicação da referida notícia de tal estudo.

Estudo esse, que segundo o jornal em questão, foi elaborado pelo Instituto Leibniz da Alemanha e que deverá ser publicado nesta terça-feira pelo Geophysical Journal International.

Tal informação, obviamente preocupa o Governo que considera este um caso de segurança nacional. "Trata-se de uma questão que tem a ver com a natureza vulcânica de Cabo Verde e desta região e a eventualidade de haver uma erupção vulcânica aqui perto de Cabo Verde, mas também é uma questão da segurança nacional", afirma.

Sobre o estudo

De acordo com o Visão News o referido estudo dá conta ainda de uma intensa actividade sísmica, as ultimas actividades registadas entre 1998 e 2004, na região da montanha submarina Cadamosto, localizada a sudoeste da ilha do Fogo. 

As observações daquela região permitiram identificar vários cones vulcânicos e uma distribuição dessas crateras que indica a possibilidade de dois possíveis sistemas de canalização de lavas, um em direcção ao canal entre o Fogo e a Brava e outro em direcção ao Cadamosto.

É a partir dessas observações que os pesquisadores colocam a possibilidade de sismos que venham a originar o surgimento de uma nova ilha naquela região. A referida reportagem aborda ainda as possíveis ameaças que poderão advir de um fenómeno tal qual uma erupção vulcânica no fundo do mar.

Veja a reportagem na íntegra através do endereço abaixo:

http://www.visaonews.com/nm/templates/ra.aspx?articleid=4239&zoneid=18