Notícias

Governo solicita apoio de países amigos para combate à Dengue

Tendo em conta o evoluir do quadro sanitário nos últimos três meses, a Dengue terá feito, pelo menos, quatro vítimas mortais, sendo que existem mais de sete mil casos suspeitos de contaminação no país no momento. O Primeiro-Ministro, junto com os demais Ministros membros da Comissão, decidiu solicitar esse apoio "com carácter de urgência".  

Esse apoio técnico e humano irá permitir reforçar o tratamento e o acompanhamento dos doentes nos hospitais e nos centros de Saúde, particularmente na Praia e em São Filipe no Fogo, onde a situação é mais crítica.

Para além das medidas já anunciadas, o Governo já disponibilizou 40 mil contos para "as situações emergências e vai mobilizar mais recursos para reforçar o combate contra o mosquito e para o tratamento da doença", anuncia Neves.

Nos últimos dias, o Governo intensificou os contactos com instituições e representações civis, empresariais e religiosas para sensibilizar para o envolvimento de todos nessa luta contra a Dengue.

Para além do contacto por via telefónica com o Bispo de Cabo Verde, Dom Arlindo Furtado, que se encontra em São Vicente no momento, José Maria Neves tem agendado um encontro com o Superintendente da Igreja Nazarena marcada para a manhã desta quinta-feira.

Ainda na quarta-feira, José Maria Neves participou de uma actividade com os idosos em alusão ao Dia dos Idosos, no Gimno-desportivo, onde falou sobre a doença e o combate que se está a fazer para travar o ciclo de contaminação pelo vírus da Dengue.

Sexta-feira de Campanha contra a Dengue

Já neste fim de semana, como havia anunciado o Chefe do Governo, as autoridades sanitárias irão contar com o apoio das forças armadas, funcionários públicos, empresas e da sociedade em geral para uma forte campanha de limpeza e sensibilização das massas para essa situação.

A epidemia da Dengue já vitimou, até agora, pelo menos, quatro pessoas e, segundo dados oficiais, poderá ter contaminado pelo menos umas centenas mais, já que até agora foram reportados mais de sete mil casos suspeitos de contaminação.

Daí que o Primeiro-Ministro alerta e apela para a necessidade de "todos" darmos uma "luta sem tréguas ao vector transmissor da Dengue em Cabo Verde. Assim, o Executivo decidiu decretar tolerância nacional para que as pessoas possam estar envolvidas nessa grande campanha que pretende abarcar bairros e zonas habitadas do país, com particular ênfase na capital e na cidade de São Filipe, onde a situação é mais crítica.

"Haverá um centro coordenador que será o Serviço Nacional de Protecção Civil que trabalhará em estreita articulação com os centros municipais de protecção civil, com as delegacias de saúde e as comissões concelhias de saúde a nível nacional", explica o Primeiro-Ministro.

Nesta quinta-feira serão transmitidas directivas a todos os serviços públicos e a toda a sociedade em relação às acções a serem desenvolvidas durante este fim-de-semana, para que todos possam participar da melhor forma.

Para além da sexta-feira, Sábado e Domingo também serão preenchidos com actividades de limpeza e, de acordo com o Chefe do Governo, inclusive será disponibilizada uma linha telefónica, através do "Service Center" da Casa do Cidadão para informações sobre as actividades que pretendem continuar para além deste fim-de-semana.