Notícias

INIDA quer parceria mais forte com QUINVITA

O Governo, através do INIDA (Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário), quer desenvolver uma parceria mais forte do que as colaborações pontuais que vêm sendo desenvolvidas com a empresa belga, no que tange à exploração e purgueiras, com vista ao reforço da tradição ligadas à planta, nomeadamente sabão, azeite, etc..

Na visita ao local de investigação da QUINVITA, a Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet que acompanhou o Primeiro-Ministro, exaltou esse intercâmbio e manifestou a firme intenção de se aproveitar mais a potencialidade dessa cooperação. Um dos aspectos tem a ver com a disponibilização desses técnicos e investigadores internacionais para desenvolver projectos com o INIDA. Durante a visita pudemos conhecer alguns investigadores indianos, neste momento a trabalhar nas investigações.

Essa mesma disponibilidade foi manifestada por Sanches que afirma que desde o início da sua actividade em Cabo Verde que o QUINVITA tem procurado estar mais próximo ao Instituto. Entre os pontos desta cooperação futura, Ortet indica o aproveitamento maior do conhecimento dos investigadores de várias partes do globo que participam nas investigações do QUINVITA, para desenvolver projectos com o INIDA.  

 Quanto ao projecto de investigação da Purgueira, é mais um exemplo do potencial agrícola de Mosquito de horta e toda a região da Freguesia de Soa João Batista, para além de que tem dado um contributo real e importante para o emprego na região.

De acordo com Edna Sanches, a instituição emprega muita mão-de-obra sazonal naquela comunidade, representando uma despesa anual de aproximadamente dois mil contos. Inclusive, em momentos altos de produção, a instituição vai recrutar em outras comunidades daqueles arredores para responder às necessidades.