Notícias

“O INSP teve um papel determinante na luta contra a pandemia da Covid-19”- Ministra da Saúde

A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, presidiu o ato central das celebrações do 10º aniversário do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) que teve lugar hoje, na cidade da Praia.

O discurso da governante iniciou com a felicitação dos profissionais do INSP pelo seu 10º aniversário, onde ressaltou o “grande papel” que esta instituição desempenhou durante a pandemia da Covid-19 e nestes 10 anos de existência, considerando que é um ator do sistema Nacional de Saúde que contribui para a segurança Sanitária no país.

Destacou, ainda, as capacidades técnicas que dispõe a instituição nomeadamente nas áreas de laboratório, de vigilância entomológica e epidemiológica, investigação, promoção da saúde e comunicação de risco.

“Desde a sua fundação, o INSP destacou-se não como uma instituição, mas como nosso orientador, sobretudo nos desafios mais intrincados em saúde pública. Este aniversário é uma celebração não só de uma década de existência, mas da vitalidade da resiliência e do impacto transformador desta instituição na vida dos cabo-verdianos” reiterou.

Filomena Gonçalves também aproveitou a ocasião para saudar a população cabo-verdiana que segundo disse, tem respeitado as recomendações emitidas pelo INSP, o que tem contribuído para a garantia da Segurança sanitária no país.

“O INSP continua a trabalhar, a ousar e a aprender. Tem um papel fundamental sobretudo para podermos trabalhar neste momento que estamos na fase de transição epidemiológica, como em qualquer parte do mundo, para que dentro das suas funções de educação, promoção e prevenção, no que se refere aos cuidados primários, garantir melhor saúde para o futuro” salientou.

Já a Presidente do Conselho de Administração do INSP, Maria da Luz Lima, considera que esta instituição está a consolidar-se como um ator de referência no panorama sanitário nacional. Ao logo destes anos de trabalho disse que “são inquestionáveis” os grandes ganhos que o INSP consegui alcançar.

O INSP foi criado em 2014, com a missão de gerar, desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a saúde e seus determinantes e de coordenar as políticas de promoção da saúde numa perspetiva multissetorial e pluridisciplinar, para o fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde Cabo-verdiano.

O INPS ao longo destes 10 anos teve ganhos significativos, nomeadamente a Criação do Observatório Nacional da Saúde, Criação e Desenvolvimento dos Laboratórios de Saúde Pública (entomologia, virologia e de Controlo de Água e Alimentos), Criação da Agenda Nacional de Investigação para Saúde, Elaboração do Plano Nacional de Promoção da Saúde 2018-2012 e de 2023-2027, Criação do Guia de Alimentação Infantil, Criação do Observatório de Controlo do Tabaco, Formação de mais de uma centena de epidemiologistas de Campo, Criação do Centro Nacional de Operações de Emergência em Saúde Pública, Implementação da Unidade de sequenciação Genómica e Bioinformática.