Notícias

MESCI preside o acto de encerramento do Curso de Estudos Superiores Profissionalizantes em Micro Irrigação e Novas Tecnologias Agrícolas

O Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, António Correia e Silva, presidiu ontem, 18 de Outubro, o acto de encerramento do Curso de Estudos Superiores Profissionalizantes em Micro Irrigação e Novas Tecnologias Agrícolas, que teve lugar no Centro de Formação do INIDA, no concelho de São Jorge dos Órgãos.

O curso teve a duração de 16 meses, foi realizada em parceria com a Universidade de Cabo Verde e teve como objectivo primordial formar profissionais qualificados na área agrícola que tenham competências para implantação e desenvolvimento da produção agrícola, concepção, instalação e gestão de empreendimentos agrícolas e agro-industriais.

Este Curso confere o diploma e certificado de Estudos Superiores Profissionalizantes, de nível equivalente aos cursos de formação profissional de nível IV, a que se refere o artigo 25º do Decreto-Lei nº 37/2003, de 6 de Outubro, que visam preparar os diplomados para uma integração vantajosa no mercado de trabalho.

Guilherme Pires, em representação aos formados, reconhece a importância do referido curso, bem como o seu impacto no desenvolvimento da agricultura, disse na sua alocução “reafirmamos aqui, perante Vossas Excelências, o nosso firme empenho na aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação. Temos a consciência dos desafios que nos esperam, e só com o empenho, dedicação, prática no terreno e uma base sólida adquirida através dos professores e orientadores, atingiremos os objectivos que são os de não defraudar a nós mesmos, as instituições, os professores e principalmente aqueles que precisarão de nós, que são os nossos agricultores”.

Para António Correia e Silva, “não há verdadeira transformação de Cabo Verde sem um forte desenvolvimento agrícola e, este passa por uma imperativa reconversão da nossa agricultura, que deixa de ser uma actividade tradicional, rotineira e de subsistência para se tornar moderna, tecnologicamente actualizada e incorporadora de inovações, capaz de saber tirar partido das especificidades geoclimáticas do nosso nada fácil meio ecológico. Isso demanda um agricultor com formação superior e entre os saberes necessários, diria mesmo incontornáveis, que o mesmo deverá dispor, destacam-se os da mobilização, conservação e utilização da água. Por esta razão, felicito os jovens formados, provindos de diferentes ilhas do país, pela sua opção por um curso de técnicas de irrigação. O domínio da água é de facto a chave para abrir-nos à nova agricultura”.

Leia na Integra o discurso do Ministro do Ensino Superior Ciências e Inovação

Discurso do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação no acto de encerramento do Curso Micro-irrigação e Novas Tecnologias de Produção Agrícola (18 de Outubro de 2011)