Notícias

Ministério da Agricultura e Ambiente e FAO assinam “Quadro de Programa País – CPP para o período 2023-2027

O Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva e a Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Ana Touza, assinaram ontem, 12 de setembro, o “Quadro de Programa País (CPP)”, no valor de 38 milhões de dólares para o período 2023-2027.

Conforme avançou o Ministro durante a sua intervenção, trata-se de um instrumento importante enquadrado nas políticas do Governo, alinhado com plano estratégico de desenvolvimento sustentável do país.

“É satisfatório vermos que dos cerca de 16 milhões de dólares alocados, nós temos neste momento um pacote para cinco anos que roça os 38 milhões. E este instrumento é importante também, não só porque engaja as políticas, mas aloca recursos importantes, para tornar o país mais produtivo, o setor agrário mais resiliente, com impactos nas pessoas que estabelece as nossas prioridades, pelo que é um motivo de satisfação para o país”, disse.

Ainda conforme o Ministro, o país   tem de olhar para todas as janelas de oportunidades existentes e procurar tirar melhor proveito daquilo que é o financiamento global para os projetos e os programas que têm que ver com a ação climática, com a questão da conservação da biodiversidade e, naturalmente, com a resiliência dos sistemas sobretudo os agroalimentares.

“Nós estamos convictos de que os recursos alocados e o planeamento feito pelo seu conteúdo vai contribuir para uma maior eficácia da nossa cooperação, com maior eficácia das intervenções e que vamos poder desenvolver no terreno conjuntamente e fazer com que, de facto, as pessoas passem a viver melhor e num melhor ambiente”, finalizou.

O CPP é o instrumento de planeamento e programação da FAO que traduz a Estratégia da Agência em ações alinhadas com as prioridades de Cabo Verde. Como tal, contribui diretamente para o 2º Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II), para a Agenda 2030 e para os ODS a nível nacional.

Também está plenamente integrado no Quadro de Cooperação das Nações Unidas com o país 2023 – 2027 e alinhado com as Prioridades do Quadro Estratégico da FAO para 2022-2031 a nível global que são os 4 Betters (4 Melhores): Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Ambiente, Melhor Vida.