Notícias

Ministério da Saúde realiza I Fórum sobre Medicina Geral e Familiar

O I Fórum sobre Medicina Geral e Familiar decorre de 11 a 13 de abril, na cidade da Praia, sob o lema “Formar mais para cuidar melhor”. O objetivo é promover debates sobre temas com impacto na saúde das pessoas, bem como ser um contributo para o desenvolvimento da formação Médica.
Para o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, que presidiu a abertura do Fórum, ontem, 11 de abril, está-se perante um momento histórico, que concretiza um dos objetivos do programa do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Saúde, em promover respostas sanitárias diferenciadas, mais próximas das comunidades e mais eficazes, implementou esta formação em medicina geral e familiar em exercício.
Evandro Monteiro garantiu ainda que o Governo vai continuar a investir no fortalecimento progressivo do SNS, quer através da formação especializada e contínua dos profissionais, mas também e de forma determinada garantindo-lhes condições laborais adequadas e sobretudo promovendo valores éticos e humanitários no exercício da medicina, sempre na centralidade da pessoa humana, de forma equitativa em todo o território nacional.
Reforçou que o ministério da saúde tem em curso um Plano Estratégico de Recursos Humanos em Saúde e o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário, visando atender às necessidades emergentes e aos desafios epidemiológicos e demográficos do país, onde a prevalência das doenças cronicas não transmissíveis sobre as infetocontagiosas se afiguram como um duplo fardo ao próprio sistema nacional e sua sustentabilidade.
Constatou ainda que se hoje pode-se orgulhar de ser uma referência regional e continental em termos de saúde, com bons indicadores, Cabo Verde deve isso ao trabalho árduo e à dedicação de cada profissional do setor em todas as ilhas e nas mais variadas áreas de atuação.
O Ministério de Saúde de Cabo Verde iniciou no ano 2022 a Formação de 25 Médicos de Família, no país e abriu uma segunda turma no final do mesmo ano com mais 4 novos médicos. Em junho deste ano, altura em que este curso terá o seu termino, estes profissionais estarão preparados para atuarem mais perto das comunidades e das famílias cabo-verdianas auxiliando na implementação de políticas de prevenção e promoção da saúde.
A criação e institucionalização da Medicina Geral e Familiar em Cabo Verde faz parte do Programa do Governo e é uma medida de política já assumida por este governo como uma das principais estratégias para promover a consolidação do reforço dos cuidados primários de saúde e vista como elo de ligação da população com o Sistema Nacional de Saúde. Permite contribuir para alcançar a cobertura universal da saúde, nos níveis que vão desde a promoção da saúde, à prevenção da doença, à prestação de cuidados curativos, de reabilitação e dos cuidados paliativos, e num grau de ainda maior proximidade com as pessoas, com as famílias e com as comunidades.
O evento organizado pelo Ministério da Saúde através da Direção Nacional da Saúde em parceria com a Ordem dos Médicos Cabo-verdianos e está enquadrado no Protocolo de Cooperação da formação em exercício de especialistas em MGF, firmado entre o Ministério da Saúde de Cabo Verde e o Ministério da Saúde de Portugal.