Notícias

Ministério das Relações Exteriores promove encontro com chefes de missão e postos consulares

O Ministério das Relações Exteriores realiza nesta segunda-feira, 12 de Maio, um encontro com chefes de missão e postos consulares, presidido pelo Ministro, Jorge Borges, às 9 horas, na Sala de Conferências do Ministério das Relações Exteriores – Palácio das Comunidades.

A reunião será um espaço privilegiado destinado aos chefes de missões diplomáticas e consular para conjuntamente com os responsáveis políticos e os demais dirigentes nos serviços centrais abordarem os problemas candentes do quotidiano das Embaixadas e dos Serviços Consulares.

Pretende-se com esta reunião proceder a um debate aprofundado sobre os principais desafios que se colocam à diplomacia cabo-verdiana e colher pistas para uma mais eficiente, coerente e consequente acuação do Ministério das Relações Exteriores tendo em conta o Panorama Global e os grandes desafios do futuro.

Durante a reunião serão discutidos vários temas de interesse para a nossa política externa tais como a segurança cooperativa; mudanças climáticas; direitos humanos; a nova proposta de gestão orçamental para as embaixadas e serviços consulares; bem como a problemáticas das migrações e das comunidades cabo-verdianas no exterior.

Saliente-se que Cabo Verde procura dar um novo impulso às relações com os seus parceiros tradicionais, reforçando os contributos da cooperação para o desenvolvimento e o estabelecimento de novas parcerias estratégicas no domínio da cooperação económica e empresarial.

É nesta perspetiva que se deve encarar o papel dos chefes de missão, uma diplomacia cuja vertente principal é a económica. A atenção dos Chefes das nossas Missões Diplomáticas deve ser orientada para os espaços económicos mais promissores em termos de investimento externo, ajuda pública e formação de recursos humanos.

Uma outra vertente essencial da nossa política externa que não pode ser negligenciada é a das comunidades cabo-verdianas no exterior, parte integrante da Nação, da qual se espera uma efetiva mais-valia no processo de desenvolvimento económico do país.