Notícias

Ministra Fernanda Marques na Trienal 2012 de Ouagadougou, Burkina Faso

A Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, participa, de 12 a 17 de Fevereiro, na Trienal 2012 da Associação para o Desenvolvimento da Educação em África – ADEA, que se realiza em Ouagadougou, Burkina Faso. O evento tem como o tema “Promover os conhecimentos, as competências e as qualificações críticas para o desenvolvimento sustentável em África: como desenvolver/conceber uma resposta eficaz em relação dos sistemas de educação e de formação?”.

A trienal está assente em três eixos: Uma visão realista do futuro de África; A promoção de novas políticas e estratégias de educação e de formação com o intuito de concretizar essa visão, através da definição e assunção dos requisitos económicos, sociais e culturais; A implementação de modalidades e programas diversificados e integrados de educação e formação que desenvolvem um conjunto de competências críticas para a aprendizagem ao longo da vida.

Trata-se de um evento que tem por objectivo promover os conhecimentos, as competências e as habilitações críticas capazes de responder ao desafio do desenvolvimento sustentável em África e que reúne os responsáveis políticos, económicos e sociais em torno da necessidade de conceber e desenvolver sistemas de ensino e de formação eficazes e pertinentes.

Durante os trabalhos serão apresentados e debatidos subtemas como o conjunto comum de competências para a aprendizagem ao longo da vida e o desenvolvimento durável em África; O desenvolvimento das competências técnico-profissionais ao longo da vida para crescimento socioeconómico sustentável em África e; A aquisição de competências científicas e técnicas ao longo da vida para o desenvolvimento sustentável em África no contexto da globalização.

A participação de Cabo Verde é uma oportunidade para partilhar a nossa experiência, enquanto país que aposta na formação e valorização dos recursos humanos e apresenta indicadores notáveis no que respeita ao sector da educação e formação.

Refira-se que a Trienal 2012 realiza na sequência da Bienal de 2008, em Maputo, na qual se reconheceu a importância da mudança de paradigma para o conhecimento dos percursos formais, não formais e informais de conhecimento e competências num sistema integrado e coerente de educação e formação.