Notícias

Ministro Carlos Santos representa o Governo na Sessão Solene do Município do Tarrafal  

O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, em representação do Governo, presidiu esta quinta-feira, 14, à abertura da Sessão Solene e comemorativa ao Dia do Município do Tarrafal, enquadrado no programa das atividades da municipalidade e do seu Santo Padroeiro, Santo Amaro Abade.

O Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, em representação do Governo, presidiu esta quinta-feira, 14, à abertura da Sessão Solene e comemorativa ao Dia do Município do Tarrafal, enquadrado no programa das atividades da municipalidade e do seu Santo Padroeiro, Santo Amaro Abade.

Para Carlos Santos, na sua relação com o poder local e os municípios, o Governo começou a trilhar um caminho novo, nunca antes visto, desde 2016, no município do Tarrafal, em parceria com a Câmara Municipal, procurando criar os alicerces para o desenvolvimento sustentável, “traduzido nos investimentos que pudessem requalificar o território, seja no meio urbano, seja no meio rural, criar infraestruturas sociais necessárias para responder às necessidades dos munícipes e dos visitantes, desencravar localidades para por a nu as potencialidades turísticas e agrícolas e capacitação de jovens, de entre outros investimentos com o objetivo último de transmitir confiança aos agentes económicos”.

Assiste-se hoje (no Tarrafal) a uma catadupa de projetos promovidos pelo setor privado que, conforme sublinha, está a acontecer em todas as ilhas, onde houve um esforço de requalificação dos centros urbanos. Lembrou ainda os  investimentos públicos que estão a mudar a economia do município, nomeadamente a requalificação da orla marítima, a conclusão do Pavilhão Municipal e reparação de caminhos vicinais; com financiamento do Fundo do Turismo, estimados em 50 mil contos, o maior bairro da cidade, Colhe Bicho que foi alvo de obras de arruamentos e passeios, água e esgotos; a asfaltagem do troço Chão Bom-Centro da Cidade prestes a ser inaugurada, e, em execução; os troços de estrada para a localidade de Fazenda e o acesso a ZDTI de Alto Mira.

No setor da Educação, acrescenta, foi feito um investimento na recuperação, manutenção e pintura de várias escolas e no domínio da agricultura, recentemente foram reforçados os investimentos no Colonato, ascendendo os 40 mil contos, equipando-o com painéis solares, captação e distribuição de águas. O mesmo está a ser implementado no perímetro da Achada Grande.

Estes investimentos, conforme o Ministro, surgem no âmbito da nova estratégia de parceria com as Câmara Municipais inaugurada em 2016 por este Governo, que vê o desenvolvimento do país a acontecer no território, nos municípios, nos povoados, independentemente da cor política do pode local.

Segundo Carlos Santos, o futuro deverá seguir esta mesma estratégia de parceria estratégica entre o Governo e as Câmaras Municipais, sendo Tarrafal eleito como um dos Pólos de Desenvolvimento Turístico de Santiago.

O Município vai ter uma atenção maior do Governo mais concretamente através do Ministério do Turismo e Transportes, tendo em conta a implementação do Programa Operacional do Turismo 2021-2026 que contempla a implementação de um conjunto de projetos de valorização turística do município e que se traduzem na edificação de elementos que irão caracterizar o produto turísticos no concelho.

“O Município pode contar com a parceria do Governo nos próximos quatro anos para a implementação das medidas que estiverem programadas para o seu desenvolvimento, mantendo o apoio nos investimentos que deverão criar as condições para melhoria do bem-estar dos munícipes, mas igualmente criar condições de um bom ambiente de negócios e permitir mais investimento do sector privado”, sublinha Carlos Santos.

Na sua intervenção, o Ministro não deixou de destacar a história do município do Tarrafal e da influência cristã ao ponto do Município ir buscar o seu dia, precisamente no dia do santo patrono da freguesia, Santo Amaro Abade, explicando, igualmente, muito daquilo que é a idiossincrasia da população do Tarrafal com a génese de uma fornada de homens de cultura e do saber que este município presenteou o país, por um lado e a estrutura urbana organizada, sinal distintivo desta cidade no cômputo das outras cidades da ilha, marcadamente rural.