Notícias

MJEDRH visita S. Antão e S. Vicente

A Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada, estará nas ilhas de S. Antão e S. Vicente, de 17 a 19 de Maio próximo, para, entre outras actividades, presidir o acto de Assinatura do Contratos-Programa com as Comissões Regionais de Parceiros (CRP) e a tomada de posse dos Membros da Unidade Técnica do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza (PNLP), bem como Assinatura de Protocolos com Associações e ONG’s de cariz social nas duas ilhas.

Na ilha de S. Antão, dia 17, a Ministra vai socializar o Pacto Nacional para o Emprego, visitar as acções de formação profissional a decorrer no Município do Porto Novo (nas áreas de tecelagem, artes e cabedal), além de presidir os actos de assinatura de contrato-programa com a CRP, posse dos membros da Unidade Técnica do PNLP local e assinatura de protocolos com cinco Associações de cariz social sedeadas naquela ilha.

No Concelho da Ribeira Grande, Dra. Janira Hopffer Almada visitará o Centro de Formação Profissional em Transformação Alimentar de Afonso Martinho (CFPTA) para constatar in loco o seu funcionamento, presidirá o acto de assinatura do acordo de parceria com a Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA) e terá um encontro com pensionistas da ilha.

No dia 19, na ilha de S. Vicente, a governante que tutela, igualmente, a pasta do Desenvolvimento Social, terá um encontro com os beneficiários da pensão social, onde fará a divulgação da recente alteração do diploma legal sobre a pensão social,  auscultará os possíveis candidatos à pensão social e fará a entrega de cartões aos pensionistas, além de presidir o acto de assinatura de contrato-programa com a CRP e posse dos membros da Unidade Técnica do PNLP local e a assinatura de protocolos com seis Associações de cariz social sedeadas naquela ilha.

Recorde-se que o estabelecimento desses protocolos visa o desenvolvimento de actividades diversas e em diferentes áreas de intervenção por parte das Associações e ONG`S de carácter social seleccionadas através do Concurso lançado pelo MJEDRH, de acordo com os critérios estabelecidos na Portaria que estabelece a atribuição de subsídios para esse efeito, sendo as áreas de intervenção diversificadas, passando desde a infância/adolescência pela juventude, terceira idade, deficiência, saúde mental, reinserção social, intervenção comunitária, entre outras.