Notícias

Mobilidade Elétrica: Alexandre Monteiro preside assinatura de Memorando de Entendimento entre GIZ, CERMI e IEFP

O Ministro da Indústria Comércio e Energia que testemunhou o ato, apelou, durante a sua intervenção, às pessoas a optarem pelos veículos elétricos, reforçando as vantagens económicas e ambientais que estes veículos proporcionam. 

Aconteceu, quinta-feira, 17 de novembro, em Mindelo, o ato de assinatura do Memorando de Entendimento tripartido entre a Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia, a Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ, com o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial, (CERMI) e também com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O Ministro da Indústria Comércio e Energia que testemunhou o ato, apelou, durante a sua intervenção, às pessoas a optarem pelos veículos elétricos, reforçando as vantagens económicas e ambientais que estes veículos proporcionam.

Para Alexandre Monteiro, já existe no país um ecossistema favorável de reforço, de confiança e de atratividade na introdução da mobilidade elétrica, elucidando que foram criados incentivos que tonaram atrativos a aquisição de veículos elétricos, como a isenção de direitos aduaneiros e fiscais, incentivos do ProMEC, o arranque do projeto de construção de infraestruturas públicas de recarga e, agora, com o projeto de capacitação de quadros técnicos para a manutenção de veículos elétricos.

O Ministro Alexandre Monteiro reforçou, ainda, a estratégia do Governo para a aceleração da transição energética, como alternativa para a redução da dependência de combustíveis fósseis, reafirmando que a mobilidade elétrica é uma das componentes importantes da estratégia Nacional de Transição Energética e que a ambição é chegar em 20250 com a substituição integral de veículos térmicos por veículos elétricos.

“A mobilidade elétrica já é uma realidade em Cabo Verde e estão a ser criadas as condições para que, progressivamente, termos mais veículos elétricos na frota nacional. Isto deve-se a um conjunto de medidas tomadas desde 2018, nomeadamente com a aprovação da carta de política da mobilidade elétrica, o plano de ação e a mobilização de recursos para a sua implementação”.

O Ministro anunciou ainda que o Governo irá apoiar projetos pilotos dos municípios que já estão a posicionarem-se para a aquisição de transportes escolares elétricos e transportes coletivos municipais.

Por seu turno, a Diretora Regional de Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ, Ulrike Ebeling, disse, durante a sua intervenção, que Cabo Verde é um laboratório de Mobilidade Elétrica para todo o continente africano e está na linha da frente da transição.

De realçar que a Mobilidade elétrica em Cabo Verde está a ser implementado com a cooperação da GIZ e é financiado pelo Nama Facity.

Esta cerimónia de assinatura de memorando contou com a presença do Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.