Notícias

MS apela a contribuição dos cabo-verdianos na melhoria do estado de saneamento do país

Basílio Ramos que chamou hoje à comunicação social para fazer o ponto de situação epidemiológica do país, sobretudo nesta época do ano, em que a experiencia mostra que durante o período das chuvas (entre Julho e Outubro), há um aumento do risco de ocorrência de determinadas doenças, nomeadamente as diarreicas, as infecções respiratórias agudas e o paludismo, este sobretudo na Ilha de Santiago.

Por isso – sublinha – "a possibilidade de ocorrência de surtos epidémicos constitui, como é evidente, motivo de preocupação para as autoridades sanitárias e para a população, requerendo, por isso mesmo, uma vigilância apertada e a adopção de medidas consentâneas".  

As referidas doenças são originadas pela acumulação de águas estagnadas, que dão lugar à proliferação de mosquitos, por um lado, e pela contaminação de água de consumo e alimentos por vírus e bactérias mais frequentes nesta época, por outro.

Segundo Basílio Ramos, o deficiente estado de saneamento, aliado a determinadas práticas culturais da população, como são por exemplo os casos da falta de cuidado com o lixo ou com a água, aumenta a exposição ao risco, tornando o país vulnerável em termos sanitários.

Trata-se de um período em que as autoridades sanitárias do país reforçam a vigilância epidemiológica e a comunicação com a população, de modo a fazer face às exigências da situação e prevenir o pior.

É nesse quadro que a ETNIR (Equipa Técnica Nacional de Intervenção Rápida), que tem por missão acompanhar a evolução da situação epidemiológica, se reuniu nesta semana para fazer o ponto da situação. Com a mesma preocupação, o Ministro da Saúde, acompanhado do Director Geral da Saúde visitou várias estruturas de saúde do interior de Santiago e da cidade da Praia. Foram recolhidos dados epidemiológicos junto das estruturas sanitárias das outras ilhas.

O balanço feito não difere muito do apresentado na semana passada pelo Director Geral da Saúde, diz o Ministro do Estado e da Saúde, sublinhando que o seu Ministério continuará a tudo fazer para evitar a ocorrência de epidemias e melhor tratar as pessoas que acorram às estruturas de saúde.

Leia mais informação na alocução do MES sobre a situação_epidemiologica do país.