Notícias

MTIE organiza ateliê sobre acesso ao mercado da CEDEAO

O evento tem como objectivo, dar a conhecer os benefícios do regime preferencial aos operadores económicos, particularmente àqueles que se dedicam, ou pretendem dedicar-se, à actividade de exportação para o mercado da CEDEAO.

 

Saliente-se que a internacionalização apresenta-se, de forma crescente, como uma estratégia determinante da competitividade empresarial e uma condição de sobrevivência das empresas inseridas no mercado global. Neste âmbito, e ao nível regional, o tratado da CEDEAO, do qual Cabo Verde é signatário, preconiza a livre circulação de bens e serviços entre os estados membros em regime preferencial, visando potenciar ou manter a competitividade sustentada das empresas pela via da internacionalização, designadamente, através da exportação.

 

A CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) é um agrupamento regional de 15 países africanos, criado em 1975 com o objectivo de promover a integração económica entre esses países: Benin, Burquina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.