Notícias

Novo Porto para dinamizar desenvolvimento da Boa Vista

O Novo porto de Sal-Rei terá, segundo o Ministro das Infra-estruturas, Telecomunicações e Transportes, Manuel Inocêncio Sousa, todas as condições para responder por muitos e muitos anos às novas exigências que vão surgindo com a grande dinâmica de desenvolvimento que se verifica na Boa Vista.

Já em Novembro inaugura-se mais um grande complexo hoteleiro turístico na Boa Vista e que irá aumentar significativamente o tráfego aéreo e o número de turistas na ilha, aumentando, também, o número de navios que vão dar à costa de Sal-Rei, trazendo as mercadorias para abastecer os hotéis e a ilha em geral.

Com isso, torna-se urgente dotar a ilha de um porto maior, com melhores equipamentos e moderno, que é precisamente o que o Governo está a fazer, afirma Manuel Inocêncio. O novo porto será dotado de uma "quebra-mar" de mais de 1 km de extensão, um novo cais com 160 metros de comprimento e sete metros de fundo com rampa "roll on"/roll off", etc.

Também estão contemplados rede de videovigilância, rede de abastecimento de água e de combate a incêndio e de saneamento, estrada de acesso ao porto e parques de estacionamento.

"A Boa Vista está a mudar, Cabo Verde está a mudar. Estamos a fazer história e estamos a realizar os sonhos das cabo-verdianas e dos cabo-verdianos", sublinha o Primeiro-Ministro, José Maria Neves.

Neves realça esse grande processo de transformação do país sem precedentes e elucida com exemplo de outras infra-estruturas como a barragem do Poilão, a estrada Porto Novo/Janela, o anel rodoviário do Fogo na sua fase de conclusão, os três novos aeroportos internacionais, para além do Sal que já existia.

E anuncia outras como as 17 barragens que começam já a ser construídas para uma verdadeira revolução na agricultura. Em áreas como a Educação, ainda mais agora com o programa "Mundu Novu" em fase de implementação e com grande impacto também no sector das novas tecnologias, a saúde e a segurança social em que o Governo aumentou o número de beneficiados (25 mil) e o montante (5 mil escudos), são outros exemplos da visão e sensibilidade deste Governo.

"Queremos um país de pleno emprego, com melhor qualidade de vida para as pessoas, um país moderno e competitivo, o país dos nossos sonhos", sonhos que começam a tomar corpo.

Inocêncio Sousa, por sua vez, realça que são obras como a do porto da Boa Vista e do novo porto, capazes de dinamizar o desenvolvimento daquela ilha que demonstram o acerto da política de infra-estruturação do país pelo Executivo liderado por José Maria Neves.

A estrada que liga Bufareira a Sal-Rei e Rabil é outro exemplo de que o Governo "cumpre com todos os seus compromissos" e abre novas perspectivas para as gentes de Bufareira.

A totalidade dessas obras ultrapassa os 4 milhões de contos e são financiados dentro do crédito acordado entre Portugal e Cabo Verde, no valor de 600 milhões de euros para as infra-estruturas portuárias e rodovias.

Inaugurado parque solar em Cabo Verde

Nesta sexta-feira José Maria Neves abre mais um capítulo importante na História de Cabo Verde com a inauguração do parque Foto voltaico da ilha do Sal que terá a capacidade para produzir 2,5MW de energia através do sol, podendo acrescentar mais 2,5MW de potência. A outra central foto voltaica na Praia (a maior da África Ocidental) será inaugurada em Novembro.