Notícias

Novos Desafios do Agro-Negócio em discussão

A empresa Winresources realizou nesta quinta-feira, no Hotel Pestana Trópico, Praia, um seminário intitulado “Os Novos Desafios do Agro – Negócio em Cabo Verde”. O evento co-presidido pela Ministra do Desenvolvimento Rural, Eva Ortet, e pelo Embaixador de Portugal em Cabo Verde, teve como principal objectivo discutir as questões relacionadas com o desenvolvimento e financiamento de projectos na área do Agro-Negócio em Cabo Verde.

A Winresources é uma empresa criada em 2007, com a missão corporativa de ser um parceiro de referência na dinamização de negócios do mundo rural, através da valorização dos recursos naturais e humanos existentes. A empresa entrou para o mercado cabo-verdiano em 2008 e desde então,vem implementando projectos, isoladamente ou em parceria, que têm como orientação a criação e valorização de produtos e serviços no seio do mundo rural, associando modernidade à tradição, eficácia à gestão e racionalidade aos negócios.

Esse Seminário veio na sequência de seminários similares realizados na cidade da Praia, Santa Catarina, São Salvador do Mundo e Ilha do Fogo, e teve como objectivo primordial discutir as questões relacionadas com o desenvolvimento e financiamento de projectos na área do Agro-Negócio em Cabo Verde.

O encontro de ontem contou com a participação de oradores do Ministério do Desenvolvimento Rural através da Direcção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ministério do Turismo Indústria e Energias, Instituto de Emprego e Formação Profissional, ADEI, Novo Banco, Programa Nacional de Luta contra a Pobreza, entre outros intervenientes, que têm uma voz activa e decisiva na dinamização de projectos do sector do Agro-Negócio.  

Segundo Eva Ortet, o sector tem várias dificuldades mas, entretanto, é possível notar um progresso significativo nos últimos anos, e “pode-se dizer que estamos em condições de ter um desenvolvimento sustentável, com vista à redução da pobreza e melhoria da qualidade de vida.” A Ministra sublinhou ainda, que “a disponibilidade de acesso ao crédito é fundamental para que os constrangimentos sejam resolvidos e desta forma, reforçar a competitividade, conquistar o mercado nacional, a diáspora e participar de forma significativa no PIB nacional.”

 Os maiores constrangimentos, segundo a Directora Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Carla Tavares, assentam-se nas questões do clima que é seco, o solo no qual apenas 10% do território nacional é cultivável e sobretudo na escassez de água. Para além de questões naturais, outros problemas como acesso às linhas de crédito, certificação de produtos, transportes entre outros, são obstáculos nesse processo de desenvolvimento, que apela por um trabalho conjunto de forma a minimizar os riscos e alavancar o agro-negócio.

O momento foi oportuno para analisar as várias vertentes desses sectores de actividade do mundo rural em Cabo Verde e discutir as soluções para o seu desenvolvimento, contando com o envolvimento de diversos agentes relacionados directa e indirectamente com este sector de actividade, quer na área dos incentivos, da formação profissional, e da área técnica.

O Fórum de debate e troca de opiniões, entre todos os participantes e interessados, foi um marco no evento.