Notícias

Obras da Estrada Variante/São Miguel decorrem em bom ritmo

 

Pelo que se pode verificar, as obras da estrada estão a decorrer normalmente, nesta fase de alargamento do troço existente, mais a preparação e delineação do troço de estrada que vai dar ao futuro túnel que vai cortar o monte "Rotxa Lama" já, também, em andamento.

Trata-se de uma grandiosa obra no valor de dois milhões de contos e que irá emprestar maior dinâmica aquela região, criando novas zonas de expansão urbana, sobretudo na cidade de Pedra Badejo, daí a opção pelo túnel, como forma de preservar espaços de urbanização, facilitar e criar melhores condições de segurança ao trânsito naquela região da ilha de Santiago, já que o túnel permitirá desviar a estrada do interior da cidade.

"O túnel vai melhorar todo o entorno da cidade de Pedra Badejo. Vai criar uma nova via, vai criar novas zonas de expansão e vai permitir o desenvolvimento urbano aqui na cidade de Pedra Badejo. E vai disponibilizar, também, mais solos para as pessoas construírem e para, também, a construção ou desenvolvimento de empresas e de negócios", enfatiza o Primeiro-Ministro.

Portanto, apesar de "ligeiramente" mais cara, a opção pelo túnel vai contribuir para o desenvolvimento da cidade de Pedra Badejo. Essas obras deverão contemplar ainda, a melhoria do troço existente e que fica dentro da cidade de Pedra Badejo em parceria com a Câmara local. O prazo de conclusão da estrada Variante/Calheta é de 26 meses.

Quanto ao projecto Casa para Todos com localização próxima ao monte onde irá nascer o túnel referido anteriormente, para além de constituir uma resposta ao défice habitacional na região, permitirá urbanizar e valorizar toda aquela zona da cidade de Pedra Badejo, como sublinhou José Maria Neves.

Em Matinho, o Chefe do Executivo pôde se inteirar do andamento do projecto de abastecimento de água e que é financiado pela Agência norte-americana de Desenvolvimento de África. Uma iniciativa que irá melhorar "substancialmente" o acesso ao precioso líquido, que é uma das grandes dificuldades das suas gentes, juntamente com a falta de electricidade que ainda não chegou a essa distante zona entrando pela ribeira de Chã da Silva a dentro, e que faz fronteira com o concelho de São Salvador do Mundo.        

"Cinquenta famílias vão ter água domiciliada e vão ter, também, condições para desenvolver a agricultura, a criação de gado, e nós vamos, no quadro do projecto "Mais Comunidades, Melhor Qualidade de vida", apoiar a comunidade no desenvolvimento da pecuária e também no Programa "Reabilitar", para reabilitarem as suas casas e melhorarem as condições de habitabilidade na zona de Matinho", avança Neves.