Notícias

PM confere projecto social da Dolce Vita

O Primeiro-Ministro foi convidado pela Administração do Centro Comercial "Dolce Vita", um dos patrocinadores das festividades da Independência de Cabo Verde que ocorreram em Portugal com a presença do líder do Governo, para conhecer um dos mais novos e maiores "shoppings" de Portugal e assistir a um pequeno espectáculo da Orquestra Dolce Vita com cerca de 30 crianças, na maioria oriundos ou descendentes de cabo-verdianos.

Um espectáculo que ocorreu no teatro do complexo "Kidzania", uma mini cidade criada no centro do shopping à dimensão das crianças. Trata-se de um projecto integrador desenvolvido pela gestão do shopping que pretende, segundo o seu administrador, ter uma forte componente social.

Essas crianças, todas pertencentes à Associação Unidos de Cabo Verde, vêm aprendendo violino, violoncelo e outros instrumentos de corda há cerca de 7 meses com excelentes resultados tendo algumas delas actuado já, inclusive, em grandes casas de espectáculo como no complexo Gulbenkian onde participaram com mais duas orquestras, dá-nos conta o Yuri, um dos elementos do grupo.

Segundo ele, as crianças têm podido estudar música e também participado em estágios na prestigiada escola de música Miguel Torga. Com o brilho natural que os miúdos têm, eles souberam entreter o Primeiro Ministro e as dezenas de pessoas que estiveram no teatro Kidzania para os assistir.

Interpretaram várias músicas infantis com muita mestria e incrível concentração, sempre espalhando aquele sorriso sincero de crianças felizes.

Levar a música às escolas cabo-verdianas

"Acho que é extraordinário, magnífico e inspirador", diz o PM considerando-o um projecto modelo para as escolas de Cabo Verde.

"Está a imaginar o que é fazer isso em todas as escolas secundárias de todas as ilhas de Cabo Verde, um país que vive da música, que tem grandes talentos e um projecto desta natureza permite integrar, permite formar e, sobretudo, permite criar novos talentos do futuro".

O Chefe do Executivo cabo-verdiano terá ficado tão agradado com a experiência que afirmou a intenção de convidar a Orquestra "Dolce Vita" para tocar em Cabo Verde por ocasião do 35° aniversário da nossa Independência no ano que vem.

O Centro Comercial Dolce Vita em Odivelas faz parte de uma cadeia espanhola de centros comerciais pertencentes ao grupo Chamartin Imobiliária, com cerca de 10 centros em Espanha e três em Portugal, sendo esse um dos mais novos construídos em terras lusitanas.

O complexo visitado por José Maria Neves emprega cerca de cinco mil pessoas, entre os quais aproximadamente dois mil cabo-verdianos, dando uma contribuição importante para a integração da nossa Comunidade naquela região do país.