Notícias

PM defende aposta do OE2015 na continuidade de programa de infra-estruturação

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, em entrevista à TCV, logo após findo o primeiro dia de debate sobre o Orçamento de Estado 2015, explicou a opção, com este Orçamento de Estado, por continuar o programa de investimento (e consequente endividamento) na infra-estruturação do país, que disponibiliza cerca de 20 mil 260 milhões de escudos para os investimentos públicos e defendeu a sustentabilidade da dívida pública.

 “As pessoas que estão a pedir a redução do endividamento público são as mesmas que estão a pedir mais investimentos. Há aqui um grande paradoxo! As pessoas vão às ilhas, pedem mais escolas, pedem mais hospitais, mais estradas de penetração, pedem mais barragens, mais água, mais saneamento, entretanto, vêm, dizem é preciso reduzir o investimento público.”, reflecte Neves.

“Como é possível?! Ainda temos um longo caminho pela frente em termos de modernização das infra-estruturas”, acrescenta, explicando que o endividamento “é essencial” para se continuar a transformação e modernização do país, que tem de ser feita, “desde que essa dívida seja sustentável”, a firma.

E neste caso, Neves salienta que são as mesmas instituições internacionais que chamam a atenção do Governo em relação à preocupação com uma dívida elevada do país, como o Grupo de Apoio Orçamental, o FMI, o Banco Mundial e outros, que atestam que o nível da dívida nacional é sustentável neste momento.

Entretanto, o Chefe do Executivo confirma que o Governo está ciente da necessidade de se baixar “gradualmente” a dívida pública, e, portanto, os investimentos públicos e já colocou “sobre a mesa” um plano de redução das dívidas. “A partir de agora estamos a reduzir, gradualmente” os investimentos públicos, explicando ainda que fazer isso de uma forma abrupta poderia levar a uma ressecção da economia nacional, mostrando-se convicto de que não fossem os fortes investimentos públicos Cabo verde teria muito mais dificuldades neste momento.

Nisso, Neves afirmou ainda o optimismo com o que considera “sinais de retoma” da economia com fortes investimentos privados que estão a ser feitos ou anunciados, nomeadamente no sector turístico no Sal, na Boa Vista, na Praia ou em São Vicente.

Ouça, aqui a entrevista do PM, através da RádioPM, na íntegra: https://soundcloud.com/primeiro-ministro/debate-oe-2015-pm-defende-continuidade-de-investimentos-publicos