Notícias

PM elogia trabalho feito pelo MDR em Calheta de São Miguel

Na sua visita a Calheta de São Miguel, o Primeiro-Ministro pôde constatar o “grande trabalho” que está a ser desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) naquele conselho com vários projectos em curso e mais de 19 milhões de euros investidos só no desenvolvimento das ribeiras de Flamengos e Principal.

Apesar das excepcionais chuvas do ano passado que provocaram estragos consideráveis nas colheitas e estradas de penetração, o MDR

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves considerou, após visitar os terrenos agrícolas em Ribeireta, Conselhod e São Miguel, que o Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) estão a efecuar um “Grande trabalho no apoio aos agricultores que perderam parte de seus investimentos em virtude das excepcionais chuvas de 2013 e que provocaram danos materiais consideráveis.

Desde as últimas chuvas que o MDR tem estado, através da sua delegação local, muito activa no apoio aos agricultores da região no sentido de recuperarem as terras e cultivos dizimadas pelas chuvas, bem como no apoio para que possam adquirir moto-bombas e outros equipamentos indispensáveis para a sua actividade. E nesta semana o Primeiro-Ministro, após conferir in-loco os trabalhos em curso pôde verificar o “grande trabalho que está a ser feito, prometendo, porém, o Governo continuar a envidar esforços, dentro dos seus limites, no apoio a esses agricultores.

EM resposta a essas dificuldades, a comitiva encabeçada pelo Chefe do Governo entregou alguns equipamentos à associação de agricultores da região, nomeadamente moto-bombas. Entre as intervenções feitas pelo MDR está a recuperação de vários poços que foram soterrados ou de alguma forma danificados com as cheias das chuvas.

Agora, diz José Maria Neves, “estamos a ver a questão da recuperação de poços, dos sistemas de rega gota a gota disponibilizando alguns motores aos agricultores para melhorarem a bombagem de água e ao mesmo tempo envolvermos mais o agronegócio nesta ribeira”, disse o governante.

Contudo, apesar do trabalho meritório feito, Neves aponta que é preciso o Governo continuar a trabalhar numa parceria entre os Ministérios do Desenvolvimento Rural e do Ambiente Habitação e Ordenamento do Território, para apoiar os agricultores na redução do custo da água, com vista a melhorar a produtividade na agricultura e garantir mais rendimentos aos agricultores.

Quanto às obras da barragem de Flamengos, esta já está em curso e ao que tudo indica, deverá estar pronta dentro de 15 meses e permitirá irrigar quase 100 hectares de terreno.