Notícias

PM enaltece conquistas em matéria de equidade de géneros e projecta desafios

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, deu o mote para o debate hoje realizado pelo Gabinete do Primeiro-Ministro, sobre a questão da igualdade e equidade de género, salientando alguns dos “ganhos e conquistas” conseguidos ao longo dos anos e, igualmente, procurando lançar luzes sobre o debate e algumas questões pertinentes que importam debater e procurar soluções, mostrando contudo confiança de que mais e melhores ganhos virão.

«Diálogo Estratégico sobre os Ganhos e Desafios em Matéria de Igualdade e Equidade do Género em Cabo Verde» é o nome desta iniciativa realizada pelo Gabinete do Primeiro-Ministro e enquadrado nas actividades de preparação do II Fórum de Transformação- Cabo Verde 2030 que terá lugar entre os dias 14 e 16 de Maio, com o objectivo de recolher subsídios para o fórum.

O Chefe do Governo presidiu a abertura do debate e deu o mote para a discussão sublinhando alguns dos ganhos e conquistas que, felizmente têm sido muitos, se conseguiu no país nesta matéria.

Entre esses Neves cita a presença maciça das mulheres nos diversos níveis e ensino onde normalmente são a maioria e o protagonismo cada vez maior que elas têm conseguido no seio da sociedade civil nos mais diversos domínios, inclusive a política onde elas estão em par de igualdade de representatividade com os homens e já chegaram a ser maioria no Governo. “Basta ir aos liceus, as universidades, aos hospitais, as escolas para constatar os grandes ganhos que nós tivemos no domínio da igualdade e equidade do género”, assinala.

Neves cita ainda a forte presença das mulheres cabo-verdianas na última Feira Internacional do Agronegócio, o que mostra o grande destaque que elas vão conseguindo também nessa área. Durante essa Feira Neves diz ter podido constatar as iniciativas “absolutamente inovadoras” e que o deixaram enormemente satisfeito e orgulhoso, de vê-las a assumirem maior protagonismo na “busca de novas alternativas de vida”, na criação de empregos e na mobilização de mais rendimentos para as famílias.

Entretanto, sublinhou o primeiro-ministro, mais do que analisar os ganhos este debate e o fórum em si pretende buscar soluções e novos caminhos para os desafios que ainda persistem no que diz respeito a esta problemática da igualdade e equidade de géneros.

Um grande desafio tem a ver com a paridade de géneros na esfera do poder autárquico, tanto nas câmaras como nas assembleias municipais e, também, no Parlamento. O forte machismo ainda enraizado nas pessoas é outro desafio e que propicia alguns comportamentos nocivos face aos direitos e liberdades das mulheres.

Neves aborda ainda a violência contra as mulheres como outro grande desafio, considerando que o país tem ainda “níveis elevados” de violência com base no género, apontando a problemática da violência sexual contra as crianças e menores em geral como mais uma questão que carece de análises serias e soluções.   

A reflexão de hoje deverá produzir um documento com propostas de soluções e conclusões para serem levadas e debatidas no II Fórum de Transformação- Cabo Verde 2030.