Notícias

Presidente de Comissão da CEDEAO destaca importância de II Fórum de desenvolvimento

O Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Kadré Désiré Ouedraogo, expressou, hoje, a sua convicção de que o “importante” Fórum que o Governo promove, por estes dias na cidade da Praia, será uma oportunidade de reforçar o crescimento económico, a paz e a estabilidade em Cabo Verde, dizendo-se honrado por participar deste certame que, também é um forte contributo para a integração mais competitiva de Cabo Verde no espaço CEDEAO.

 Ouedraogo falava à RCV, logo após uma audiência com o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, ele que é um dos convidados de honra e participante deste certame, ele que foi protagonista na plenária desta tarde, precisamente sobre o tema «A Integração Regional e Transformação de Cabo Verde».

Ao jornalista, o alto representante da Comissão da CEDEAO manifestou o seu agrado por ter sido convidado a participar deste II Fórum Nacional de Transformação que considerou “importante”, pois que permite um debate profundo sobre os problemas e desafios com vista à construção de uma Agenda consensual e que possa “reforçar o crescimento económico, a paz e a estabilidade em África”, sublinha Kadré Désiré Ouedraogo.

É também um forte contributo para o reforço da integração competitiva de Cabo Verde no espaço CEDEAO, pois que permite-lhe estar aqui a debater com as autoridades e personalidades cabo-verdianas e estrangeiras a problemática da integração regional de Cabo Verde e o seu desenvolvimento e transformação.

Foi este também o tema da conversa com o Primeiro-Ministro, tendo Ouedraogo sublinhado a abertura da Comissão que preside em encontrar, juntamente com as autoridades nacionais as melhores formas de estimular a maior integração regional das Ilhas, significando mais trocas comerciais e tecnológicas e cooperação ao nível das infra-estruturas entre Cabo Verde e os restantes países membros do bloco oeste-africano.

Nisso alguns dos pontos tratados entre este e o Primeiro-Ministro têm a ver com o incremento das ligações marítimas entre o arquipélago a costa ocidental africana, o desenvolvimento de mais projectos no que se refere às energias renováveis, lembrando que aqui no país funciona o Centro de Pesquisa e desenvolvimento da CEDEAO nesta matéria.

Outro ponto levantado na entrevista, e na conversa com José Maria Neves, está ligado à actual crise de segurança social na Nigéria, com o rapto das mais de 200 jovens e adolescentes naquele país, tendo expressado a solidariedade, em nome de todos os Chefes de Estado e de Governo da Sub-região, ao povo nigeriano, mostrando ainda a disponibilidade da CEDEAO em apoiar na resolução, desta questão em particular, e da problemática da segurança em geral naquele país.

 A par da reunião solicitada pelas autoridades francesas para debater a segurança na Nigéria, a própria CEDEAO sugere para os próximos tempos um encontro em Accra (Gana), para debater o desafio da segurança e terrorismo a nível regional e, em particular, em relação à Nigéria. Cabo Verde, diz este responsável, poderá ter um papel importante na promoção da paz e estabilidade na sub-região e no continente.