Notícias

Primeiro-Ministro desafia Jovens da Diáspora a maior participação no desenvolvimento do país.

O Primeiro-Ministro, aproveitou a ocasião da cerimónia de encerramento da apresentação pública da Associação Cabo-verdiana Alumni dos Estados Unidos (EUA), este fim-de-semana, para apelar a uma participação maior dos jovens da Diáspora no processo de desenvolvimento do país, como aliás, já o fizera durante o encerramento da primeira fase do projecto Diáspora Contributo, este mês, na cidade da Praia.

“É importante trazer esta diáspora para discutir e ver os mecanismos e as formas de participação de toda esta grande capacidade que nós possuímos no mundo inteiro para o desenvolvimento de Cabo Verde”, defendeu o Primeiro – Ministro, José Maria Neves, que louvou a iniciativa da criação da dita Associação Alumni.

O Chefe do Governo afirmou que Cabo Verde deve aproveitar os quadros da diáspora para o seu desenvolvimento, acreditando na possibilidade de uma enorme contribuição da diáspora, sobretudo dos jovens capacitados em várias áreas.

“Cabo Verde é um pais vasto de multidões, que vem promovendo o reforço das relações entre o nosso país e os Estados Unidos e procura trazer este espírito empreendedor e aventureiro e ousado” disse José Maria Neves, para quem, nos diversos países de acolhimento, designadamente nas universidades dos EUA, Roterdão e Paris, muitos cabo-verdianos estão a trabalhar em vários projetos de investigação e estão disponíveis para vir às Ilhas e trabalhar com vários segmentos da juventude.

No dizer do Primeiro-Ministro, esta é uma riqueza extraordinária que deve ser explorada, devendo o país apostar, cada vez mais, no aprofundamento da construção da diáspora cabo-verdiana.

A Associação Cabo-verdiana Alumni dos Estados Unidos (ACA-USA), e que integra antigos estudantes cabo-verdianos dos EUA, foi criada em Junho deste ano, com a finalidade, precisamente de contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde, atuando em áreas como a saúde, educação economia, ambiente, empreendedorismo e desporto.