Notícias

Primeiro-Ministro desafia sector privado à internacionalização

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, desafiou, mais uma vez, o sector privado nacional a procurarem a internacionalização das suas empresas, por forma a serem mais competitivas e driblarem as dificuldades de um mercado pequeno como o mercado cabo-verdiano. Os empresários, diz, devem pensar em alianças e parcerias entre si e até com outras empresas estrangeiras como forma de potencializarem as suas competências e capacidades e aproveitar mercados como o da CEDEAO, por Exemplo.

O Chefe do Executivo que falava, nesta semana, na cerimónia de tomada de posse da nova administração da Associação dos Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC), aproveitou a ocasião para dirigir uma mensagem de encorajamento e confiança nas capacidades dos jovens e dos empresários em geral para serem a principal força motora da transformação, desenvolvimento e competitividade deste país.

Na mesma ocasião, o Primeiro-Ministro, reiterou todo o compromisso do Governo em continuar a apostar nas medidas de reforma que permitam ao país ter empresas mais fortes e competitivas. Neves desafia ainda os empresários cabo-verdianos a serem cada vez mais ousados e a lançarem-se no desafio da internacionalização das empresas.

Para isso, aconselha, os nossos empresários devem buscar parcerias entre si e com empresas estrangeiras para que possamos aproveitar as possibilidades que o mercado da CEDEAO oferece, por exemplo, até porque o mercado nacional, por si só, é demasiado pequeno.

“Pensar globalmente para agir localmente”, completa o novo Presidente da AJEC, o economista Paulino Dias, que mostra assimilar esta ideia na perfeição e comprometeu-se, com a sua equipa, a promover a competitividade e o crescimento das empresas e negócios dos jovens empresários e do sector privado nacional em geral. De acordo com Dias, a nova direcção da AJEC promete empenhamento na causa do crescimento económico e da geração de empregos no país.

Da mesma forma, o economista lança um outro desafio ao Governo para que a Administração Pública possa continuar na busca de formas mais simples e eficazes de realizarem as suas obrigações, para que haja uma relação de parceria, amizade e cumplicidade entre o sector privado e a Administração pública. Desafio, esse, compreendido e aceite pelo Primeiro-Ministro que, como já fizéramos referência, promete continuar na senda das reformas no sector para melhor eficácia e melhor ambiente de negócios em Cabo Verde.

Paulino Dias, substitui no cargo, Rui Levy, que foi o fundador da AJEC, associação criada há três anos, para representar os jovens empresários junto aos vários centros de decisão e cuidar dos interesses dos seus associados.

Entre algumas acções da AJEC estão o projecto de incubadora de negócios em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI), bem como a realização anual do GEW, semana global do empreendedorismo.

A AJEC está ligada ainda ao Novo Banco, através de uma parceria especial para facilitar o acesso dos seus associados ao capital e está inserida numa rede com mais de 133 países. Das hostes da Associação fazem parte mais de 100 membros espalhados pelas Ilhas.