Notícias

Primeiro-ministro reforça engajamento do governo no desenvolvimento do Tarrafal

“A requalificação da orla marítima do Tarrafal representa um investimento de grande impacto para a comunidade, na requalificação urbana e ambiental e no valor para o turismo. Será uma nova centralidade com áreas de lazer, pontos de encontro, ou seja, de grande valor e satisfação para a população local”, disse.

O Primeiro-ministro visitou e marcou o arranque de um conjunto de obras no Tarrafal de Santiago, esta sexta-feira, 03, tendo afirmado “não ter dúvidas que o Tarrafal tem um bom futuro pela frente”. A marcar o início da visita, Ulisses Correia e Silva percorreu as obras da estrada que vai de Achada Igreja à Fazenda. São 4, 5 Km de estrada antes calcetada e que agora será alargada para 4 metros e que receberá asfalto e outros trabalhos, “permitindo maior mobilidade das pessoas em melhores condições. Vamos conseguir melhor acesso e ligação com zonas com potencial turístico. Queremos de fato que possa ser aproveitada ao máximo em termos de potencialidades económicas “apontou, sublinhado igualmente a importância das obras da requalificação da orla marítima do Tarrafal, em que a placa foi descerrada também pelo Primeiro-ministro.

“A requalificação da orla marítima do Tarrafal representa um investimento de grande impacto para a comunidade, na requalificação urbana e ambiental e no valor para o turismo. Será uma nova centralidade com áreas de lazer, pontos de encontro, ou seja, de grande valor e satisfação para a população local”, disse.

Ainda, o Primeiro-ministro que esteve acompanhado do Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e da Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, inaugurou o sistema da rede hidroagrícola do Colonato, afirmando durante o ato, ser por uma razão muito especial que se encontrava no local. Para Ulisses Correia e Silva trata-se de um exemplo “de um bom projeto com ótimos resultados. Conseguiu-se juntar e mobilizar recursos que tínhamos, como a água através da rega gota a gota, o sol para transformação em energia renovável e realizar uma agricultura mais sustentável, com a capacidade e força de trabalho das agricultoras e dos agricultores. São duzentos e quatro (204) agricultores, dos quais cento e sessenta e três (163) são Mulheres chefes de famílias”, sublinhou, realçando ser um fruto de uma grande parceria entre o Governo, a Cooperação espanhola e a Associação AgroColonato, numa “demonstração da capacidade da população em produzir rendimento com o próprio esforço, de ser autónoma e progredir”.

“Este projeto vai aumentar os seus rendimentos e com o engajamento do Governo podem chegar a outros mercados, particularmente do turismo.  Temos em curso um conjunto de projetos fortes em Tarrafal que vai dinamizar o município neste setor.  Não temos dúvidas que o Tarrafal tem um bom futuro pela frente”, acrescentou o primeiro-ministro.

Antes, o chefe do governo teve oportunidade de descerrar a placa que marca o arranque das obras de asfaltagem do troço de Chão Bom até ao centro de Tarrafal, “um compromisso assumido que estamos a cumprir. Conseguiremos desta forma fazer extensão do processo de asfalto logo à entrada de Chão Bom, criando melhores condições ao centro da cidade do Tarrafal, com superior valor urbanístico. É assim que as pessoas sentem o desenvolvimento das suas cidades”.

Também visitou na localidade de Colhe Bicho, as obras de calcetamento de todo o bairro, instalação de redes de esgoto e de água, entre outras intervenções, que “vão permitir melhorar as condições de vida dos moradores do bairro. Ulisses Correia e Silva disse que são investimentos importantes em curso na requalificação urbana que vão ao encontro da visão do governo para o desenvolvimento Local, que é levar o crescimento às pessoas sempre numa perspetiva de torná-las autónomas e independentes com condições de ganharem o seu sustento”.