Notícias

Primeiro – Ministro: São Nicolau apresenta “forte dinâmica de crescimento e desenvolvimento”

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, regressou esta quarta-feira, 11 de Abril de 2012, de uma visita de três dias a São Nicolau, satisfeito com o que viu e ouviu, tendo constatado uma “forte dinâmica de crescimento e desenvolvimento” com os vários investimentos públicos feitos e/ou ainda em curso na ilha.

Do intenso programa de visitas a obras, destaca-se a inauguração da estrada Praia Branca/Ribeira Prata, uma grande infra-estrutura e que é uma reivindicação antiga da população da ilha. Uma estrada iniciada há cerca de seis anos e que teve de ser reestruturada devido aos danos causados pelas chuvas de 2009 e, que significou custos adicionais de 140 mil contos, aproximadamente. Esta via, acredita José Maria Neves, “vai ter um impacto muito positivo no desenvolvimento desta bacia hidrográfica (de Ribeira Prata) ”, uma das mais importantes de São Nicolau.

Porém, o Governo promete não ficar por aqui, sendo que o Primeiro-Ministro avançou que o Governo vai negociar com os proprietários (de terrenos) para prosseguir com a estrada de penetração ao referido vale até chegar às regiões de Chã e Fragata que enfrentam forte isolamento devido às dificuldades de acesso.

Sobre isso, a recém-empossada Ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima, Sara Lopes, tentou sensibilizar a população para a necessidade de colaborar com os projectos de desenvolvimento do Governo e facilitar as negociações para a cedência de terrenos para infra-estruturas públicas que afinal são para “o benefício de todos”. E, acrescenta que “não é justo que o Governo, às vezes, tenha de pagar o dobro do valor das propriedades para completar estradas e outras infra-estururas determinantes para a economia das ilhas e do país.

É o caso, por exemplo de uma pequena parcela de cerca de 100 m3, alegadamente pertencente a um privado, praticamente no leito de uma ribeira e por onde deve passar parte de um aquaduto da nova estrada em construção de ligação Ribeira Brava/aeroporto da Preguiça e cuja conclusão encontra-se num impasse devido a um litígio entre um privado e o Estado e cujo processo encontra-se em tribunal.

No que se refere à estrada em questão, apesar do contratempo, as obras vão decorrendo em outros pontos da estrada que será mais um grande avanço, tanto em termos de segurança rodoviária na ilha, como em matéria de urbanização. Só em estradas, desde 2001 que o Governo já investiu mais de três mil milhões de contos na ilha de São Nicolau.

Outra importante empreitada, cujo primeiro poste, neste caso, foi lançado pelo Primeiro-Ministro, durante esta viagem é o projecto de electrificação rural de quase todo aquele vale da Ribeira Prata até chegar a zona de Fragata, um investimento a rondar os 150 mil contos e que inclui a construção de uma central única e uma grande melhoria na rede eléctrica na ilha de Chiquinho.

Com a electrificação dos povoados em questão, mais as regiões de Juncalinho e Morro Brás no município de Ribeira Brava, toda a ilha estará coberta pela rede eléctrica. Quanto ao município de Tarrafal só estará a faltar a região, precisamente de Ribeira Prata e Fragata para uma cobertura a 100 por cento.

Outras obras em curso incluem o projecto de dessalinização e ligação de rede de água de Ribeira Brava, as ampliações e modernização do porto do Tarrafal e do aeroporto da Preguiça, as obras dos complexos de moradias do programa “Casa para Todos” em na Ribeira Brava e na cidade do Tarrafal, ambos em fase adiantada, estando prevista a sua conclusão para a segunda metade deste ano, o liceu do Tarrafal, a barragem de Banca Furada no concelho de Ribeira Brava, entre outras