Notícias

Programa Inclusão Produtiva alargado a todos os municípios do país

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu ontem, 12 de abril, na Cidade Velha em Ribeira Grande de Santiago, o lançamento do Alargamento do Programa de Inclusão Social e Produtiva (PISP) e a entrega dos certificados aos beneficiários da Inclusão Produtiva.

Na ocasião, Fernando Elísio Freire avançou que 5.150 famílias estão agora asseguradas no Programa de Inclusão Social e Produtiva, alargado aos 22 municípios, após atingir uma taxa superior aos 80% na primeira fase.

O alargamento do Programa de Inclusão Social e Produtiva que surgiu no âmbito do Projeto Capital Humano e financiado através do Fundo Mais no valor de 520 mil contos, prevê atingir sete mil beneficiários ainda durante o ano de 2024. Os beneficiários têm ao seu dispor a política nacional de cuidados através de apoio a creches, permitindo a integração na totalidade do projecto, assim como retirar milhares de famílias cabo-verdianas da pobreza.

“Estamos empenhados em conseguir eliminar a pobreza extrema, reduzir a pobreza absoluta. Os números e os dados nos dizem que estamos no bom caminho, é preciso reforçar e acelerarmos. Erradicar a pobreza extrema até 2026 é uma meta ambiciosa, todavia exequível” garante o Ministro.

O referido programa tem como público-alvo, mulheres representantes de agregado familiar, com crianças de até 15 anos e com máximo de 50 anos de idade, e agregados monoparentais, do grupo 1 do Cadastro Social Único.

“Em parceria com as ONG e instituições, cerca de 150 famílias terão acesso ao programa de rendimento social e inclusão no município da Ribeira Grande de Santiago e 60 famílias direcionadas à inclusão produtiva e programas de assistência emergencial”, afirmou o Governante.

O programa abrange ações destinadas a fortalecer as capacidades das famílias no desenvolvimento de Atividades Geradoras de Rendimento (AGR), reforço das suas competências e promoção da sua emancipação. Este programa fornece apoio integral à família, através da Inclusão Produtiva (IP), acesso aos serviços de Cuidados Infantis e do Acompanhamento Familiar.