Notícias

Rectificação: PM apela à resolução pacífica dos conflitos no mundo e chama a atenção para o combate à seca e à desertificação

jose-maria-neves_2

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, encontra-se nos Estados Unidos, para uma visita de quase uma semana, e representar Cabo Verde na 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas (UN). Amanhã, sábado, é o momento alto desta participação, sendo que Neves irá discursar perante a plenária da UN, tendo como tema de fundo a paz mundial e a resolução de conflitos pela via do diálogo, sobretudo na nossa sub-região Oeste-africana onde Cabo Verde, de facto, tem tido um papel de destaque na busca da paz e estabilidade.

A situação da Guiné-Bissau e a crise política na Costa do Marfim, são alguns dos exemplos em que a diplomacia cabo-verdiana tem podido dar um contributo activo na busca de soluções concertadas para uma paz duradoura na região.

O Governo, através do Primeiro-Ministro, tem destacado sempre a importância da paz e estabilidade desses países para um desenvolvimento das economias regionais no seu todo. “Queremos ser um país útil à região e ao mundo”, e contribuir para a paz e estabilidade nesse corredor do Atlântico, é o que vem afirmando José Maria Neves.

Também de frisar na intervenção, a preocupação do Chefe do Governo cabo-verdiano com a questão ambiental e a necessidade da concentração de esforços de todas as nações no combate à seca e à desertificação, e ainda no combate às doenças transmissíveis, sem esquecer a actual crise económica global e seus impactos em países pequenos como Cabo Verde.

Durante a sua estada em Nova Iorque, José Maria Neves terá a oportunidade de se privar com vários chefes de Governo e de Estado, procurando reforçar as relações de cooperação bilateral já existentes e conseguir novas alianças com outros países, como já é hábito nessas Cimeiras.

Ainda na quarta-feira, o Primeiro-Ministro participou de um jantar oferecido pelo Presidente da Guiné Equatorial e, também Presidente da União Africana, contando, obviamente, com a participação de vários outros chefes de Estado e de Governo africanos presentes na referida Cimeira.

Naturalmente, assim que for possível, iremos publicar e divulgar o referido discurso de sua excelência, o Primeiro-Ministro, José Maria Neves.