Notícias

São Vicente: Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidades Especiais já dispõe de uma Viatura Adaptada

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, na presença do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, presidiu hoje, 11 de abril, a cerimónia oficial de entrega da viatura adaptada ao Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidades Especiais (CACVE), localizado em Canalona, na ilha de São Vicente. 

A viatura auxiliará no transporte de pessoas de todas as idades com deficiências físicas, motoras ou multideficiência congénita e adquirida. Como parte deste compromisso conjunto, foram igualmente financiados obras e equipamentos para a implementação de um espaço de recreio inclusivo no centro.

Fernando Elísio Freire agradeceu profundamente o gesto da Cooperação Portuguesa, já que o projeto, que culminou na entrega da viatura, demonstra bem o grau de proximidade e daquilo que é a consolidação das relações entre Cabo Verde e Portugal.

O Ministro reconheceu que a ação da Embaixada de Portugal em Cabo Verde tem contribuído para o reforço das relações entre os dois países em todas as áreas, especialmente na área da inclusão social, tendo mostrado esperançoso em mais e melhor cooperação no futuro.

“Queremos que a área da inclusão continue a reforçar as relações entre Cabo Verde e Portugal e que na próxima Comissão Mista esta área continue a ter a importância que teve nos últimos anos”, disse o Governante, para quem a viatura doada seguramente irá contribuir para melhorar as condições de vida de todas as crianças do CACVE.

O Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidades Especiais foi inaugurado no dia 01 de Junho de 2015 e constitui uma resposta social para proporcionar condições para um aumento progressivo da qualidade de vida de crianças/adolescentes com paralisia cerebral.

Atualmente, acolhe 23 crianças com as patologias de paralisia cerebral e atraso mental, ajudadas por uma equipa que envolve monitores, cozinheiras, ajudantes de serviços gerais e uma psicóloga, que coordena o centro.

O trabalho com as crianças é abrangente e protagonizado por uma equipa multidisciplinar, que segue um programa semanalmente, com disciplinas como fisioterapia, fonoaudiologia, atividades lúdicas e livres e alfabetização.