Notícias

Visita de Comissário Europeu é sinal do reforço da cooperação entre Cabo Verde e União Europeia

A visita do Comissário Europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, a Cabo Verde foi considerada hoje de “extraordinariamente importante” pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves para o reforço das relações entre Cabo Verde e a União Europeia (EU). Durante a sua visita Piebalgs já anunciou importantes apoios, nomeadamente um pacote de 55 milhões de euros para o período 2014-2020 para apoiar, sobretudo, o programa energético, em especial a aposta nas energias renováveis. Cabo Verde quer, segundo o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, afirmar-se como uma importante plataforma, também nesta matéria, no espaço CEDEAO.

Como ambos os entrevistados sublinharam à comunicação social, há forte interesse da União Europeia em reforçar a cooperação com a CEDEAO, sobretudo em matéria das energias renováveis e Cabo Verde posiciona-se como um dos países na vanguarda no que concerne aos avanços e metas para o futuro no que diz respeito à aposta nas energias renováveis.

“Não foi por acaso que trouxemos a Cabo Verde a sede do Centro Regional das Energias Renováveis e de Eficiência Energética”, sublinha Neves, sobre a ambição das Ilhas em se transformar num importante centro de desenvolvimento das energias limpas. Já em Abril haverá uma Cimeira EU/África onde deverá haver muitos mais desenvolvimentos sobre as energias renováveis que a EU considera “o principal meio de alcançar o crescimento económico e o desenvolvimento”.

Neste momento as Ilhas contam já com uma penetração das energias renováveis em torno dos 30%, graças aos fortes investimentos feitos nos parques eólicos e solares, e a meta é alcançar a capacidade de penetração de até 100% de energias limpas no horizonte de 2020 e a União Europeia já anunciou, através do Comissário Europeu para o Desenvolvimento um apoio ao orçamento, de 55 milhões de euros, o que significa que elas serão geridas directamente pelo Governo cabo-verdiano. Isto porque, diz o Comissário Europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, “estamos muito satisfeitos com a transparência e impacto desses apoios”.  

Também os restantes investimentos adentro do programa energético nacional, nomeadamente o reforço e modernização das redes irá beneficiar desses fundos, lembrando que neste momento decorrem vários e significativos investimentos em várias ilhas do país, nomeadamente na construção de centrais únicas e modernização das redes em geral.

Por tudo isso José Maria Neves considera “extraordinariamente importante” a visita de Andris Piebalgs que é sinal desta forte vontade mútua em reforçar esta já forte parceria entre a EU e Cabo Verde.

Outro aspecto importante e abordado na conversa com o Primeiro-Ministro tem a ver com a preparação da Agenda Pós-2015, tendo em conta a meta estabelecida pelo Governo de atingir o desenvolvimento avançado no horizonte de 2030.

Outro tema em debate com a EU é a possibilidade e os critérios para que Cabo Verde possa conseguir apoios financeiros adicionais no quadro dos países insulares. Ainda este ano, em Setembro, o Primeiro-Ministro deverá participar de uma importante Cimeira internacional ao nível das Nações Unidas, sobre o desenvolvimento dos pequenos países insulares e que irá decorrer em Samoa.

Sobre isso Cabo Verde deverá apresentar algumas propostas e preocupações relacionadas ao desenvolvimento da «economia azul» e a problemática das mudanças climáticas e o seu impacto nesses países, assim como os mecanismos de financiamento para o seu desenvolvimento. E para um maior aprofundamento dessas questões Andries Piebalgs encontrou-se coma Ministra das Finanças.

Ainda no que tange à Parceria Especial, o Chefe do Executivo confirmou que a Parceria para a Mobilidade deverá entrar em Vigor ainda este ano, faltando apenas a rectificação do acordo que deverá chegar brevemente ao Parlamento para esse efeito, “entrando imediatamente em vigor.