Notícias

387 enfermeiros foram aprovados em Concurso Público de Recrutamento do Ministério da Saúde

O Ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, anunciou hoje (12) que foi concluído todo o processo transitório do concurso público especial para recrutamento de enfermeiros, o que vai permitir a entrada de cerca de 400 profissionais no sistema. Segundo o Ministro, esta medida contribuirá significativamente para atenuar a escassez de recursos humanos no Sistema Nacional de Saúde (SNS).

Durante a cerimónia comemorativa do Dia Internacional dos Enfermeiros, Jorge Figueiredo informou que a lista definitiva com os resultados do concurso especial de reserva de recrutamento para Enfermeiros Graduados de Nível I já foi publicada, marcando o encerramento de um processo iniciado em dezembro de 2023 (Concurso nº 12/MS/2023).

O objetivo do concurso era constituir uma reserva de recrutamento de enfermeiros graduados, com contratos de trabalho por tempo indeterminado para o Ministério da Saúde.

De acordo com a lista publicada no site da Direção Nacional da Administração Pública (DNAP), foram admitidos 387 enfermeiros, enquanto 10 não conseguiram aprovação. Os candidatos são oriundos de todas as ilhas do país, com maior representatividade da ilha de Santiago.

O processo foi iniciado em dezembro de 2023, e contou com quatro fases de seleção: triagem curricular, provas de conhecimento, avaliação de competências, motivação e aptidões, e entrevista de seleção. Inicialmente, foram recebidas cerca de 530 candidaturas.

Sobre o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) dos enfermeiros, o Ministro assegurou que o diploma será submetido brevemente ao Conselho de Ministros. O documento trará melhorias a nível salarial, nas condições de trabalho e de vida dos profissionais, além de contribuir para a qualidade na prestação dos cuidados de saúde.

Link do concurso:
Concurso Especial nº 12/MS/2023 – Reserva de Recrutamento para Enfermeiros Graduados Nível I