Notícias

Comemora-se hoje o Dia Mundial da Meteorologia

 

O Tema escolhido pelo Conselho Executivo da OMM para as comemorações deste ano é "A meteorologia polar: conhecer os efeitos globais" em reconhecimento da importância e como contributo para o Ano Polar Internacional (API) 2007-2008.

Com efeito, a fim de garantir a possibilidade de os investigadores trabalharem em ambas as regiões polares durante os meses de Verão e de Inverno, o período em que esta realização terá lugar será, na realidade, de Março de 2007 a Março de 2009. A ideia fundamental do AIP é a de uma forte eclosão de actividades internacionalmente coordenadas, interdisciplinares e científicas de investigação e observação concentradas nas regiões polares da Terra e os seus efeitos de longo alcance à escala mundial.

Uma nota do Ministério de Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, demonstra que durante as últimas décadas foram detectadas alterações significativas do ambiente polar, tais como uma diminuição do gelo perene, a fusão de alguns glaciares e do permafrost e a diminuição do gelo dos rios e lagos. Estas alterações mais evidentes no Árctico que no Antárctico, têm sido sujeitas a um estudo considerável.

"Em termos gerais", prossegue o documento, "o IPCC estimou que, cerca do ano 2100, o nível do mar terá subido entre 9 cm e 88 cm, o que constitui um problema significativo para muitos pequenos estados insulares em vias de desenvolvimento e, em geral, para todas as áreas de baixa altitude do mundo". Actualmente, o IPCC está a preparar o Quarto Relatório de Avaliação, a publicar em 2007.

A contracção do gelo do mar poderá provocar sérias alterações nos ecossistemas marítimos, afectando os mamíferos marinhos e as vastas populações de krill que alimentam inúmeras aves marinhas, focas e baleias. Também o permafrost é vulnerável a um aquecimento atmosférico prolongado, sendo provável que se registe um degelo progressivo dos terrenos congelados em torno do Árctico, acompanhado da expansão de terras húmidas, com riscos consideráveis para os edifícios e infra-estruturas locais. Esta fusão teria ainda implicações no ciclo do carbono através da libertação de um dos principais gases produtores do efeito de estufa, o metano, que se encontra retido no permafrost.

Em Cabo Verde, segundo o documento do MAA, com a criação do INMG em 2000, foram criadas ferramentas indispensáveis, tais como o PCCS, estatutos do INMG e do Pessoal, Estrutura Orgânica e vários regulamentos. Sendo a meteorologia até a data um serviço praticamente aeronáutica, foram acrescidas novas responsabilidades como a instalação e desenvolvimento dos sistemas nacionais de informação e vigilância meteorológica, geofísica e da qualidade do ar. Nessa base, vários projectos, acções e cooperações estão a ser desenvolvidos e implementados:

Foi assinado um acordo de cooperação com o IM de Portugal nos vários domínios e está em curso um protocolo de cooperação com o Brasil para a modernização do Centro Nacional de Previsão.

O projecto PUMA de MSG (Meteosat Segunda Geração) foi instalado e encontra-se operacional desde Junho de 2005 permitindo a obtenção de vários dados directamente, via satélite e em tempo útil, sem recurso à internet, através de uma antena receptora de 4,5 m, e sem financiamento do Estado.

O projecto de rede informática interna está funcional desde Setembro de 2006. Foi completada no Sal, em parceria e financiamento da NASA, uma conexão sede do INMG/AIAC em fibra óptica com terminais, o que vai permitir disponibilização de vários parâmetros à aviação, incluídos os recursos do MSG, melhorando substancialmente a qualidade de serviço prestado à aeronáutica; a integração na rede NOSI em 2006 é outra mais valia; a página web meteo.cv está em vias de ser implementada.

O sistema de base de dados CLIDATA foi instalado desde Janeiro 2005 e está em fase de operacionalização. O projecto SICLIMAD (Sistema de Informação Climática e do Estado do Mar para Apoio ao Desenvolvimento Sustentado em Cabo Verde) em parceria com a universidade de Évora, ligado à investigação, iniciado em 2005, vai permitir de entre outros, melhorar a rede de monitorização climática em Cabo Verde, melhor compreensão das mudanças e variabilidade climática, implementação de modelos próprios regionais, etc;

De acordo com o mesmo documento, nota-se com frequência os pedidos de fornecimento de dados climatológicos feitos tanto pelos utilizadores nacionais (estudantes, instituições e privados), como internacionais. Organismos internacionais procuram constantemente o INMG como parceiros e têm referenciado os maiores elogios, participando em projectos não só operacionais mas também de investigação.

O Projecto NAMMA de estudo das actividades multidisciplinar da Monção África desenvolvido pela NASA (Agencia Espacial US), com estudo em Ago/Set de 2006 em Cabo Verde, vai permitir compreender as razões que levam parte das Ondas Africanas de Leste a transformar em ciclones tropicais, nascidas em particular na região de CV.