Notícias

Governo vai criar condições para o desenvolvimento da Economia Social e Solidária

Este compromisso foi reafirmado hoje, 28 de maio, pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social durante a abertura oficial do “Webinar sobre Social Bonds”, promovido pela Bolsa de Valores de Cabo Verde.

O Governo de Cabo Verde vai criar condições favoráveis para o desenvolvimento da economia social e solidária, tendo em conta os seus impactos ao nível da inclusão produtiva dos jovens e das mulheres, do emprego e da autonomia e progressão social e económica das famílias e comunidades.

Este compromisso foi reafirmado hoje, 28 de maio, pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social durante a abertura oficial do “Webinar sobre Social Bonds”, promovido pela Bolsa de Valores de Cabo Verde.

De acordo com o Titular da Pasta Social, o Governo vai impulsionar um conjunto de medidas para a melhoria do quadro legal e institucional da Economia Social e Solidária, com particular enfoque na criação e aplicação de instrumentos jurídicos que permitam um melhor e maior acompanhamento das estratégias e das políticas públicas de promoção e de desenvolvimento da economia social.

“Vamos reforçar o capital humano para o setor, através da formação de técnicos especialistas nesta área e mobilização da assistência técnica internacional especializada. A Economia Social e Solidária deve ser priorizada nas ações de cooperação e parcerias para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente, com a União Europeia e o Sistema das Nações Unidas”, afirma o Governante.

Relativamente ao “Social Bonds”, Fernando Elísio Freire, defende que permitirá mais financiamento, quer por parte de entidades públicas, privadas e mesmo de investidores singulares de projetos com cariz social, que podem vir a tornar-se uma forma de financiamento “win-win”, benéfica para todos os envolvidos e que permite, de forma sustentada, auxiliar na criação de um quadro de concertação para a execução descentralizada das políticas de erradicação da pobreza extrema, empoderamento económico dos jovens, das mulheres e dos micro empreendedores e de inclusão social ativa.

 

“O Social Bonds podem vir a dar a resposta necessária para ajudar a colmatar essa lacuna no financiamento dos projetos de cariz social e alavancar a economia social e solidária, nos moldes que o Governo propõe realizar ao longo desta nova legislatura, enfatiza freire, informando que apesar de pouco conhecidas, as obrigações, ou “bonds” são uma forma de financiamento bastante corrente por todo o mundo, muito usual nos Estados Unidos da América, Europa e América do Sul, circulando hoje em dia, neste mercado, mais de um bilião e meio de dólares americanos.