
Depois da cidade da Praia e de Mindelo, foi a vez da cidade de S. Filipe, na ilha do Fogo, receber o lançamento da plataforma RGM – Registo de Garantias Móveis, num evento presidido pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Lourenço Lopes.
Para o governante, “estamos perante mais um instrumento que vai universalizar e democratizar o acesso ao crédito e se afirmar como uma janela de oportunidades para os jovens e o tecido empresarial cabo-verdiano, e reforçar o ecossistema de financiamento e de fomento ao Empreendedorismo e Emprego”.
A plataforma RGM é o instrumento que irá possibilitar um maior acesso ao crédito e ao financiamento por parte das Micro, Pequenas e Médias Empresas, que representam cerca de 80% do tecido empresarial cabo-verdiano.
“Com a certidão de garantia extraída da plataforma, o banco não tem como negar a garantia apresentada”, conforme explicou a presidente do Conselho de Administração da Pró-Garante, Antónia Cardoso, acrescentando que o próprio beneficiário do crédito pode registar o seu bem na plataforma de forma autónoma e rápida.
“A plataforma, já operacional, será expandida para todas as ilhas do país, permitindo um acesso mais amplo ao crédito e impulsionando a economia nacional”, informa a Pró-Garante, entidade promotora e gestora, juntamente com parceiros como a Unidade de Competitividade, coordenada pelo Conselheiro do Primeiro Ministro, Luís Teixeira, os Ministérios da Justiça, das Finanças e da Modernização do Estado, as Câmaras Municipais, o Banco Mundial, enquanto entidade financiadora e a empresa Prime Consulting, que desenvolveu a plataforma.
O evento promovido pelo Governo no Fogo contou com a presença do autarca Nuías Silva, de Deputados Nacionais, entre outas entidades, e de vários empresários de diversos setores económicos da ilha.



