“As politicas públicas no sector da energia dão uma atenção especial ao acesso da eletrificação dessas comunidades isoladas e dispersas. Estamos a apostar em soluções sustentáveis e inclusivas como as micro-redes e kit individuais que aproveitam a energia solar. Graças a esse esforço, cerca de 96 por cento das famílias cabo-verdianas já têm acesso a eletricidade e continuamos a trabalhar para chagarmos ainda mais longe. Para nós, o acesso universal a energia é um objetivo essencial para o desenvolvimento sustentável de qualquer país”

O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro testemunhou hoje, 16 de abril, ao ato de apresentação e assinatura de quatro (4) contratos relativos a Micro-redes que serão implementadas, nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau e Fogo.
Este investimento, orçado em 144 mil contos, integra o programa de investimento público para promoção e acesso à energia, permitindo assim aproximar o país da meta de 100 por cento de acesso à eletricidade em Cabo Verde.
Durante a cerimónia, o Ministro afirmou que “investir em energia é investir nas pessoas. As micro-redes e kits individuais solares, as extensões de redes representam esperanças e progressos nas localidades isoladas e dispersas.”
O Ministro Alexandre Monteiro reconheceu que não pode haver desenvolvimento socio- económico sem acesso à eletricidade, considerando-a um bem essencial que não só melhora a qualidade de vida das pessoas, mas também garante o acesso a cuidados de saúde, segurança, comunicações e oportunidades de emprego nas nossas comunidades.
“As politicas públicas no sector da energia dão uma atenção especial ao acesso da eletrificação dessas comunidades isoladas e dispersas. Estamos a apostar em soluções sustentáveis e inclusivas como as micro-redes e kit individuais que aproveitam a energia solar. Graças a esse esforço, cerca de 96 por cento das famílias cabo-verdianas já têm acesso a eletricidade e continuamos a trabalhar para chagarmos ainda mais longe. Para nós, o acesso universal a energia é um objetivo essencial para o desenvolvimento sustentável de qualquer país”, disse o Ministro.
Além disso, Alexandre Monteiro adiantou que está em curso outros projetos que beneficiarão 20 localidades incluindo Micro-redes, instalações de 50 Kits Individuais, nas localidades da ilha de Santiago como Gongon, Dobe, Maton e a localidade de Chã das Caldeiras na ilha do Fogo.
Serão ainda executados mais 12 projetos de extensão de redes que irão beneficiar localidades como Mato Dento em São Miguel, Mato Dento Picos, Poilão Fonseca, Ribeirão Mouro, Gongom, Chaminé, Fundo Calabaceira e Alto da Glória.
Esses projetos visam reduzir desigualdades, criar oportunidades e promover um desenvolvimento inclusivo, sustentável, e proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos.



